O Sindicato dos Bancários da Paraíba repudia de forma veemente a ação truculenta da Polícia Militar de Pernambuco contra os militantes dos movimentos sociais e sindicais, durante o ato Fora Bolsonaro realizado neste sábado, 29 de maio, no Recife (PE).

Os manifestantes que reivindicavam “vacina no braço e comida no prato”, de forma pacífica e cumprindo o protocolo de distanciamento social, foram encurralados no acesso à Av. Guararapes pelo Batalhão de Choque, numa ação coordenada.

Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco foram agredidos por Policiais Militares, ainda na Av. Conde da Boa Vista, por fazerem uso da fala em público. Assim como, centenas de trabalhadores e estudantes foram atingidos pelo gás lacrimogêneo, lançado do chão e do alto sobre os manifestantes.

Ante à repressão desproporcional da PM, com uso de bomba de efeito moral, disparos de balas de borracha, uso de spray de pimenta contra a vereadora Liana Cirne (PT) – @lianacirne , e abordagens violentas, cobramos um posicionamento do Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) – @paulocamara40 , e a responsabilização das autoridades que ordenaram a ação.

João Pessoa (PB), 31 de maio de 2021

Sindicato dos Bancários da Paraíba