Crédito: Afubesp
Afubesp

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da Afubesp. Paulo Salvador foi reconduzido à presidência e ficará à frente da entidade pelos próximos três anos.
 

A solenidade, ocorrida no Auditório Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, contou com a participação de cerca de 130 pessoas, entre elas os deputados estaduais Luiz Claudio Marcolino e Marcos Martins (PT-SP), além do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), mostrando o prestígio e a importância da associação na luta em defesa dos funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp.

A mesa de abertura também foi composta por importantes lideranças do movimento sindical, como o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, o secretário de Administração e Finanças da CUT Nacional, Vagner Freitas, a secretária-geral da Fetec/CUT-SP, Aline Molina, e a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira.

A cerimônia foi prestigiada ainda por representantes da Apcef-SP, Comitê Betinho, Abaesp, sindicatos do interior de Sâo Paulo, regionais da Afubesp e Afabans.

Carlos Cordeiro registrou a importância da parceria entre o movimento sindical e a Afubesp, e lembrou a história de luta dos banespianos, como a resistência contra a privatização. "Vamos reforçar cada vez mais essa parceria, buscando novas conquistas para os trabalhadores", destacou.

Durante a posse, Juvandia falou sobre o trabalho conjunto da Afubesp com os sindicatos e lembrou que os banespianos sempre deram exemplo de organização nos locais de trabalho. "A Afubesp, mesmo depois da privatização, se mantém uma entidade de luta, de organização e que busca mais conquistas e melhores condições de trabalho para os funcionários do grupo", comentou.

Marcolino frisou algumas iniciativas da última gestão que fortaleceram a entidade, como a mudança na forma de interlocução com os trabalhadores da ativa e aposentados e demonstrou todo o seu apoio à nova diretoria nos desafios que se apresentarem. "Nosso mandato está à disposição da Afubesp para fortalecer a luta dos banespianos."

Berzoini também comentou a importância da Afubesp se manter forte e combativa. "A posse de hoje revela que, a despeito de todo o sofrimento por conta da privatização e das consequências nefastas da perda da política de crédito que o Banespa representava, a Afubesp continua pujante", disse o parlamentar, que aproveitou a oportunidade para comentar o Projeto de Decreto Legislativo nº 214/2011, de sua autoria, que tem o objetivo de revogar as recentes resoluções do Banco Central sobre a figura do correspondente bancário.

Ele também falou sobre a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Santander, que deve ocorrer em breve e da qual deve fazer parte, para investigar o processo de privatização do Banespa e a apropriação indevida dos títulos públicos destinados a pagar as complementações de aposentadorias e pensões do pessoal pré-75.

Nosso compromisso

Assumindo a secretaria-geral da Afubesp, Walter Oliveira, agradeceu a confiança e pediu a colaboração de todos durante o mandato. "É uma responsabilidade muito grande, mas sei que estou preparado e motivado para o trabalho, porque ao olhar para o rosto dos banespianos que nos procuram a gente vê esperança", explicou.

Após a leitura do termo que deu posse aos 262 integrantes – entre diretores executivos e regionais, conselheiros fiscais, consultivos e eméritos – da chapa Nosso Compromisso, eleitos no pleito realizado entre os dias 27 e 29 de abril, Paulo Salvador agradeceu a presença de todos, lembrou um pouco da história da Afubesp e as últimas conquistas obtidas recentemente, como a virada histórica na eleição do Banesprev e a vitória do "não" na assembleia do fundo de pensão, rejeitando a proposta de plano de custeio para o Plano II.

"Somos ousados nas iniciativas para dizer não à tudo que afeta os banespianos", disse Salvador. "Fomos até a assembleia de acionistas do Santander e olhos nos olhos com Fabio Barbosa dissemos que somos contrários a distribuição milionária de lucros entre os altos executivos do banco", lembrou.

Ao final, o presidente da Afubesp renovou o compromisso de manter os colegas informados sobre todos os assuntos relevantes, de realizar encontros onde houver banespianos e fortalecer as Afubesp regionais.

Fonte: Erika Soares – Afubesp