Na manhã desta terça-feira (11), a nova diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba tomou posse formal na sede da entidade, conforme preceitua os estatutos da entidade e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A abertura do evento foi feita pelo ex-presidente Marcelo Alves, que convidou o presidente da Comissão Eleitoral, Jurandi Pereira para formar a mesa de posse da nova diretoria. Jurandi Pereira saudou os presentes e compôs mesa com Lindonjhonson Almeida (presidente do Sindicato), Silvana Rodrigues (secretária geral), Lucius Fabiani (diretor do sindicato e Superintende Regional João Pessoa da Caixa Econômica Federal), Marcelo Assunção (advogado parceiro do sindicato), Marcos Henriques (diretor do sindicato e vereador) e Magali Pontes (diretora do sindicato e secretária de finanças da CUT Paraíba).

Os participantes da mesa falaram sobre a importância da posse formal, ressaltaram pontos de destaque dos últimos quatro anos da gestão, que foi renovada em 35% de seus membros e conta com 40% de mulheres em sua composição.

Lindonjhonson Almeida fez uma breve retrospectiva das ações do Sindicato nos últimos quatro anos, ressaltou as conquistas da categoria no período e enfatizou a confiança na oxigenação da diretoria.

“Atravessamos momentos difíceis, principalmente quando o mundo foi surpreendido com a pandemia da Covid-19 e tivemos que trilhar por caminhos incertos nunca percorrido antes, inclusive com o advento do teletrabalho e o atendimento presencial sem nenhum aparato para quem estava na linha de frente, sem nenhum apoio dos bancos. Mas, graças a nossa capacidade superação conseguimos superar o negacionismo que permitiu a morte de mais de 700 mil brasileiros e brasileiras. Hoje, graças a Deus estamos sob o comando de um governo de esquerda que tem enfrentado desafios enormes por não ter maioria no congresso nacional, mas que mesmo assim já fez em seis meses muito mais do que os governos Bolsonaro e Michel Temer nos últimos seis anos. Mas, os desafios continuam, não só na luta específica da categoria como o nosso compromisso político de ajudar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a nossa luta em defesa de bancárias e bancários e a missão de politizar a sociedade. Agradecemos os votos de confiança da nossa base, acreditamos na experiência dos veteranos e na juventude e força dos novos dirigentes para continuarmos essa jornada de 88 anos de existência de um sindicato forte. Nossa responsabilidade é diretamente proporcional aos 99,36% dos votos válidos depositados pelos nossos representados. Portanto, vamos à luta, companheiras e companheiros. E na próxima sexta-feira espero contar com todas, todos, familiares e convidados na nossa posse festiva”, conclamou Lindonjhonson Almeida.

Em seguida, o presidente da comissão eleitoral, Jurandi Pereira, deu posse formal aos eleitos e eleitas, colheu as devidas assinaturas nos documentos pertinentes, convocou a todos para fazer a foto oficial e o evento foi encerrado com um almoço de confraternização.