enc_del_sind_003.jpg
enc_del_sind_003.jpg

(João Pessoa) Nesta sexta-feira, 03 de dezembro, o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou o Encontro Estadual dos Delegados Sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil. Além da participação efetiva de mais de 40 representantes de base, participaram do evento Eduardo Araújo, Antônio Luiz Fermino e Tomaz de Aquino, respectivos membros das comissões executivas dos funcionários do BB, Caixa e BNB.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques destacou a importância da relização de um evento dessa  natureza, que proporciona a formação de novos quadros para o movimento sindical e elogiou a disposição dos representantes de base. "Estão de parabéns os bancários, que contam com pessoas corajosas e dedicadas à defesa dos seus interesses; os Delegados Sindicais, pela participação efetiva nas discussões dos assuntos de interesse da categoria profissional;  e o Sindicato,  por contar com a  força de pessoas qualificadas para a luta", elogiou. 

O membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE Caixa), Antônio Luiz Fermino fez a análise de conjuntura política, com foco nos bancos públicos no governo Dilma, seguido de um debate. Logo após, juntamente com Eduardo Araújo e Tomaz de Aquino fizeram um bloco de explanações sobre as questões específicas do BB, Caixa e BNB, também com a participação da plenária no debate. "O encontro foi muito produtivo, as pessoas estavam interessadas nas discussões, fizeram indagações porque necessitavam de informações e o debate foi fantástico",  comentou Fermino.

Luiz Fermino também falou sobre as perspectivas para 2011: "Não vai ser fácil, pois os bancários, juntamente com o movimento sindical vão ter de resgatar o papel dos bancos públicos, enquanto ferramenta de gestão pública, que não deve ter essa visão só de mercado". Nas questões específicas da Caixa, falou sobre as conquistas obtidas nos últimos anos com a unificação das tabelas, mas enfatizou dois grandes desafios: "Acabar com as distorções provocadas pela implatação do plano de funções gratificadas (PFG) e resolver os problemas com a isonomia são duas bandeiras que necessitam de muita luta", arematou. Veja o vídeo.
{flv}EncDelSindFermino{/flv}

Tomaz de Aquino parabenizou a diretoria do SEEB – PB  pela iniciativa de promover um evento para debater questões de interesse da categoria em pleno final de ano, se antecipando ao embate do ano que se aproxima e reforçando a formação das lideranças de base. Quanto às questões específicas do Banco do Nordeste, o coordenador da CEE BNB foi enfático: "Nós vamos continuar a luta pela isonomia, pois não pode haver dois tipos de funcionários em um mesmo banco. Hoje, os novos já são mais da metade de todo o corpo funcional e merecem  tratamento isonômico,  principalmente quanto à Licença Prêmio e os anuênios".

"Nós também queremos discutir questões como o Plano BT, da Capef, para garantir aposentadoria digna dos trabalhadores que hoje estão aposentados pelo INSS, mas não conseguem se aposentar pelo banco porque a aposentadoria da Capef está muito rebaixada", concluiu Tomaz. Veja no vídeo.
{flv}EncDelSindTomaz{/flv}

Banco do Brasil – Eduardo Araújo, coordenador da Comissão Executiva dos Funcionários do Banco do Brasil (CEE BB), avaliou o Encontro como muito positivo, tanto pela quantidade de delegados presentes, quanto pela qualidade dos debates. “Além de terem consciência do papel a desempenhar no dia-a-dia, os representantes de base trouxeram questionamentos sobre os problemas vivenciados em suas unidades de trabalho, contribuindo para o enriquecimento dos debates”, ressaltou.

Sobre os desafios do funcionalismo para o próximo ano, Eduardo Araújo chamou a atenção dos delegados para a necessidade de se intensificar ainda mais a mobilização em buscas de novas conquistas. “Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que o governo nos conceda algum benefício. Temos de ir à luta e colocarmos na ordem do dia toda a pauta de reivindicação dos funcionários do Banco do Brasil; e que haja muita mobilização, como é comum aqui na Paraíba”.

Superavit da Previ – Ele também falou sobre o acordo para a distribuição do superávit da Previ, como aconteceu a negociação e a pressa em se aprovar o mesmo ainda este ano. Veja os detalhes no vídeo.
{flv}EncDelSindEduardo{/flv}

 

A primeira parte do evento foi no auditório do Sindicato, onde ocorreram os debates sobre conjuntura e questões específicas dos bancos públicos,  culminando com a posse solene dos Delegados Sindicais, no Espaço Cultural Marcos Lucena. Em seguida, foi servido o almoço de confraternização, ao som do requintado repertório de Amaral & Banda. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *