Na tarde da última sexta-feira, 19, o senador Paulo Paim (PT/RS), falou sobre os rumos da Previdência e o fim do Fator Previdenciário, na Casa dos Bancários, para um público de mais de 200 pessoas. A atividade foi organizada pelo Sindbancários, através dos departamentos de Aposentados e Seguridade Social e de Formação.

Paulo Paim é o autor de três projetos que, atualmente em tramitação, visam beneficiar aos trabalhadores da ativa e aposentados: o PLS 296/03, que revoga o Fator Previdenciário, o PLC 42/07, que concede aos aposentados o mesmo índice de reajuste do salário mínimo, e o PLS 58/03, que atualiza o valor de aposentadorias e pensões, considerando o número de salários mínimos que representavam na data de sua concessão.

Paim falou sobre a importância da mobilização da população para que os projetos sejam aprovados ainda em 2009. Segundo ele, existe uma grande possibilidade de que o fim do FP seja votado ainda este ano. "Já fui a vários estados falando exatamente sobre a importância das pessoas participarem deste processo para agilizar a votação."

O senador falou também sobre o PLC 42/07. Segundo ele, é inadmíssivel que aposentados e pensionistas sofram esta desigualdade. "Esta é outra luta que estamos travando no senado federal. Não é possível que aqueles que ganham menos continuem ganhando menos depois da aposentadoria".

Outro projeto citado por Paim é o PEC 50 que acaba com o voto secreto. "Os parlamentares devem assumir suas posições publicamente. Assim os eleitores vão poder cobrar mais ainda de seus representantes", finalizou Paim.

Durante a atividade, o diretor do SindBancários e funcionário do Banco do Brasil, Pedro Loss, entregou a Paim um cópia da carta elaborada pelo SindBancários e encaminhada ao presidente do BB, alertando sobre futuro do CSO de POA.

O senador também recebeu da diretora do SindBancários e da Federação dos Bancários do RS (Feeb-RS), Lourdes Rossoni, um manifesto de apoio com cerca de aproximadamente 600 assinaturas para o fim do FP, realizado em nível estadual. O abaixo-assinado foi realizado junto aos bancários.

Fonte: Seeb Porto Alegre