saudecaixadebatefenaenaparaibaNos dias 24 e 25, quinta e sexta desta semana, a Fenae inicia série de seminários para discutir esses temas em todo o país – A Paraíba irá receber a primeira edição do seminário sobre o Saúde Caixa e Saúde do Trabalhador da Caixa, uma iniciativa da Fenae, das Apcefs e da Fetrafi/Nordeste cuja intenção é nivelar os conhecimentos a respeito dos assuntos, para intensificar a mobilização dos empregados no sentido de cobrar da empresa uma negociação séria e efetiva sobre os temas pendentes. O público alvo são os dirigentes das Apcefs e dos sindicatos e federação que tratam das questões de saúde do trabalhador e também outros militantes, como cipeiros e delegados sindicais.

No dia 24, o debate começa com a palestra de Lindineri Ferreira da direção da CUT/PE e do Sidnsep, às 9h que falará sobre a importância do SUS para universalização da Saúde Pública. Às 10h30 a saúde do trabalhador e a relação capital x trabalho será o tema da palestra do médico Luis Carlos Saraiva Neves, especialista em Medicina do Trabalho. Os efeitos do programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) na saúde dos empregados serão debatidos com o diretor da Fenae, Marcos Saraiva e o assessor de Saúde da Fenae, Plínio Pavão.

O mercado dos planos de saúde e as regras da ANS são os temas da manhã do dia 25, com palestra do médico oncologista Albucacis Castro, especialista em planos de saúde e assessor da Fenae/Contraf nos assuntos do Saúde Caixa, a partir das 9h. A criação do Saúde Caixa e o histórico atual das negociações serão os temas da exposição do assessor de saúde da Fenae Plínio Pavão.

Para encerrar, o representante eleito do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, Paulo Roberto Borges de Lima, falará sobre a experiência de sua gestão. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail seeb@uol.com.br  ou pelo telefone 83-3224-2054.

Programação

– 9h – O Sistema Único de Saúde – Lindinere Ferreira, da direção da CUT/PE e diretora do Sindisep

– 10h30, Saúde do Trabalhador, será uma exposição conceitual sobre o tema e sua estreita ligação com a questão da relação capital X trabalho, o palestrante será o Dr. Luis Carlos Saraiva Neves,  médico pela Universidade Federal da Paraíba e especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

– 12H30 – almoço

– 14h – Os efeitos do programa “GDP – Gestão de Desempenho de Pessoas” na saúde dos empregados da Caixa, Marcos Saraiva, diretor da Fenae e da Fetrafi/NE e Plínio Pavão, assessor da Diretoria da Fenae;

Dia 25/11:

– 9h – O mercado dos planos de saúde e as regras da ANS, Dr. Albucacis Castro, médico oncologista, especialista em planos de saúde e assessor da Fenae/Contraf nos assuntos do Saúde Caixa;

– 12h00 – almoço

– 14h – Histórico da negociação e criação do Saúde Caixa – Plínio Pavão assessor da Diretoria da Fenae

– 16h – A experiência do Conselho de Usuários – Paulo Roberto Borges de Lima, representante eleito do Conselho de Usuários do Saúde Caixa.

Fonte: Agência Fenae