A votação para a escolha do Conselho de Usuários do Saúde Caixa começou na segunda-feira (3) e segue até sexta-feira (7). Para a secretária de Cultura da Contraf-CUT, Fabiana Uehara Proscholdt, a participação nesse processo eleitoral é especialmente importante.

“Vivemos num momento de ataques sistemáticos ao modelo de autogestão do nosso plano de saúde e de ameaças aos nossos direitos e conquistas. Temos que defender, por exemplo, a manutenção da forma de custeio nos moldes atuais e a garantia do Saúde Caixa para todos.”

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) apoia a Chapa 1: Movimento pela Saúde, que, além da própria Fabiana, é composta por Marilde Perin Zarpellon (Aposentada), Marcia Boiczuk Lacerda Krambeck (Aposentada), Zuleida Martins Rosa (Aposentada), Edmar Martins André (Em atividade), Ana Lucia Fontes de Farias Brito Soares (Aposentada), Francisco Carlos Pugliesi (Em atividade), Adeir José da Silva (Aposentado), Marcio Rogério Troya (Em atividade), Claudio José Teixeira Cerqueira (Em atividade).

“A Chapa 1 congrega o maior número de forças do movimento sindical e entidades associativas da Caixa que militam na defesa da Caixa e da Saúde dos empregados”, explicou Fabiana.

Conselho de Usuários

O Conselho de Usuários foi criado em 2003 como forma de ampliar a transparência e possibilitar o acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde dos empregados da Caixa.

O fórum possui caráter consultivo e é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. “Por isso, é importante elegermos pessoas comprometidas com os interesses dos empregados”, alertou a dirigente da Contraf-CUT. O mandato é de 36 meses.

A criação e composição paritária do conselho foi uma conquista da luta coletiva dos empregados da Caixa, por meio de suas entidades associativas e sindicais.

De acordo com norma prevista em estatuto, as reuniões do Conselho de Usuários acontecem a cada três meses, com duração de sete horas.