Crédito: Maurício Morais/Seeb SP
Os bancários realizaram uma passeata pelas principais ruas do Centro Velho de São Paulo no final da tarde de quinta-feira 30, segundo dia de greve por tempo indeterminado da categoria.
Um dos objetivos da manifestação foi deixar claro para a população que muitas das informações sobre a greve que vêm sendo divulgadas pela Fenaban – e repetidas pela grande imprensa – não são verdadeiras. Os bancos têm divulgado, por exemplo, que os bancários foram intransigentes ao declarar a greve, sem esgotar as possibilidades na mesa de negociação.
"Os banqueiros estão usando a mídia para jogar a população contra os bancários e isso não vamos aceitar. Tentamos todos os meios antes de ir à greve. Inclusive protocolamos uma carta junto à Fenaban dizendo que se não fosse apresentada até dia 27 uma proposta que atendesse à expectativa dos trabalhadores não nos restaria outra solução a não ser paralisar as atividades por tempo indeterminado. A resposta pela omissão da Fenaban está sendo dada. Nosso desafio é continuar ampliando o movimento", afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
A passeata, que contou com a participação de mais de 800 trabalhadores, percorreu as principais ruas do Centro e foi animada ao som do maracatu. "Não nos restou outra alternativa. É só assim que eles vão entender que precisam melhorar nossas condições de trabalho", afirmou uma bancária durante a passeata.
Fonte: Seeb SP