Getting your Trinity Audio player ready...
|
– Inicialmente, o que motiva a busca pelo tratamento é o sofrimento psicológico que se instala, ao longo do tempo, nas vítimas. Embora a maioria das pessoas se recupere após um evento como assalto a banco, uma parte importante, entre 10% e 20%, vai desenvolver um quadro de sofrimento crônico. Alguns estudos indicam que, em média, os pacientes levam até 11 anos entre a ocorrência do evento que estressa e a busca por tratamento – explica o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, professor doutor Christian Haag Kristensen.
Ideia é simular situação de medo
Basicamente, a vítima revive, em um programa em primeira pessoa que usa por base o jogo Half Life, cenas semelhantes às que causaram seu trauma. Atuando como cliente, caixa ou mesmo gerente da agência, o paciente interage com outros personagens e pratica ações como pagar uma conta. De repente, aparecem os bandidos.
– A ideia é que se possam escolher as frases que os assaltantes dizem, baseado no momento em que o paciente foi assaltado – disse o coordenador do Grupo de Realidade Virtual da PUCRS, Marcio Sarroglia Pinho.
Para participar, é preciso contatar o e-mail cognition.pucrs@gmail.com ou ligar para (51) 9269-5168, com a psicóloga Patrícia Mello.
Mais informações no site www.estressetrauma.org
Fonte: Zero Hora