Uma pesquisa feita pela associação de consumidores Proteste detectou os principais problemas que causam insatisfação dos consumidores com os bancos. Os clientes avaliaram conta corrente, cartão de crédito, crédito imobiliário e crédito pessoal.

Uma das reclamações se refere ao cartão de crédito. Os aspectos mais negativos são os juros cobrados no crédito rotativo (quando o cliente não paga na data de vencimento). O banco com pior avaliação foi o Citibank, que recebeu nota 29. O que se saiu melhor foi o Banrisul, com 51. O Citibank não havia comentado a pesquisa até a conclusão desta reportagem.

A nota máxima é 100. Quanto maior a nota melhor o desempenho.

O crédito pessoal foi outro dos problemas levantados. Os clientes reclamaram das taxas de juros e do valor das parcelas. Os piores lugares ficaram com o HSBC e o Santander, com 47 pontos. Os melhores foram a BV Financeira e a Caixa, com nota 58. O HSBC disse que "as taxas publicadas são de referência e variam de acordo com a evolução do mercado financeiro".

No item conta corrente, de nove quesitos avaliados, o Santander teve a pior nota em oito. O banco disse que não recebeu a pesquisa, mas que está atento aos clientes. "O Santander informa que não teve acesso ao resultado da pesquisa da Proteste e nem aos critérios usados. O banco reforça seu compromisso com o atendimento e transparência na comunicação com seus clientes."

A Proteste ouviu 5.095 clientes de bancos. Os dados foram coletados entre outubro e novembro do ano passado.

A Caixa Econômica Federal, considerada a pior no item segurança de conta corrente na internet, disse que não iria comentar a pesquisa. Outras instituições financeiras citadas como piores ainda não se pronunciaram.

A oferta excessiva de crédito e a falta de informação detalhada ao consumidor são, para a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, os principais problemas apontados pela pesquisa.

"O consumidor que está entrando no mercado de consumo agora está ávido por comprar e isso faz com que, sem a informação adequada, ele acabe se endividando."

O diretor de autorregulação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Gustavo Marrone, reconhece que os bancos ainda precisam aperfeiçoar as informações sobre crédito.

"Desde que começamos a fazer a autorregulação do setor, há três anos, caíram muito nos Procons, por exemplo, as reclamações sobre dificuldades no encerramento da conta e sobre o atendimento pelo telefone. Nosso maior desafio hoje é com relação ao crédito. Precisamos aperfeiçoar a forma de mostrar a informação sobre crédito ao consumidor, até para que ele possa comparar melhor."

Veja os principais problemas e as notas dos melhores e piores bancos, segundo os dados da Proteste:

CARTÃO DE CRÉDITO

Juros no rotativo

Melhor: Banrisul (nota 51)
Pior: Citibank (nota 29)

Taxas para sacar dinheiro em caixas 24 horas

Melhor: Banrisul (nota 53)
Pior: Citibank (nota 42)

CRÉDITO PESSOAL

Taxas de juros e valor das parcelas

Melhores: BV Financeira e Caixa Econômica Federal (nota 58)
Piores: HSBC e Santander (nota 47)

Informação pré-contratual

Melhores: BV Financeira e Banco do Brasil (nota 67)
Pior: Santander (nota 57)

CUSTO DE MANUTENÇÃO DA CONTA-CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 59)
Pior: Santander (nota 48)

INTERNET BANKING/SEGURANÇA – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 80)
Pior: Caixa (nota 67)

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 70)
Piores: Caixa e Santander (nota 58)

INFORMAÇÕES SOBRE TAXAS – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 60)
Pior: Santander (nota 51)

Fonte: UOL