Para a entidade, a pesquisa, realizada nos nove maiores bancos do país, mostra que o consumidor foi punido. Já a Febraban, que representa os bancos, contesta essa avaliação. Hessia Costilla, economista da ProTeste, afirma que os bancos só abaixaram os preços no pacote padrão, que é o menos procurado pelos clientes. "Já fizemos testes, mandando pesquisadores para os bancos como se fossem clientes. Eles não informam que existe a opção padronizada."
Por outro lado, a ProTeste diz que os dados também mostram que a regulamentação feita pelo governo há dois anos foi positiva para o setor, que ficou mais transparente com a criação do pacote padrão.
A determinação facilitou o acompanhamento dos serviços. Os pacotes de serviços ofertados pelos bancos não precisam ser contratados pelos consumidores. O cliente tem direito de optar por uma conta de "serviços essenciais" sem ter que pagar nada por ela. Mas a ProTeste afirma que os bancos, em geral, não divulgam que o consumidor tem esse direito.
Para a Febraban, os bancos não têm interesse em omitir os direitos dos consumidores. Os serviços essenciais a que os consumidores têm direito incluem fornecimento de cartão de débito, segunda via do cartão, compensação de cheques, consultas pela internet e, a cada mês, dez folhas de cheque, quatro saques em guichês no banco ou nos caixas eletrônicos, dois extratos e realização de duas transferências entre contas da própria instituição.
A associação que representa os bancos brasileiros diz que a alta de preços em pacotes de serviços constatada pela ProTeste não é generalizada.
A Febraban também divulgou pesquisa sobre os valores dos serviços bancários. Porém, a metodologia é diferente da adotada pela ProTeste. A associação dos bancos monitorou tarifas avulsas (como sustação de cheque e depósito identificado), e não cestas de serviços (que reúnem diversas cotas em um pacote mensal). Das 30 tarifas avulsas, segundo a Febraban, 23 ficaram mais baratas em dois anos.
Veja aqui a relação de tarifas cobradas pelos bancos
Fonte: Folha de São Paulo / Verena Fornetti