Os dados da Pesquisa de Emprego Bancário (PEB) divulgada na última sexta-feira (18) pela Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, repercutiram em todo o país. Houve notícias em jornais, sites, blogs e veículos de comunicação de entidades sindicais.

Os bancos fecharam 3.746 empregos no primeiro semestre de 2014. Enquanto os bancos privados e o Banco do Brasil eliminaram postos de trabalho, a Caixa Econômica Federal abriu 1.649 novas vagas no mesmo período, o que impediu um desempenho ainda pior para o setor financeiro, que tem sido o mais lucrativo do país.

A extinção de postos de trabalho nos bancos contrasta com os números da economia brasileira, que gerou 588.671 novos empregos formais nos primeiros seis meses do ano. 

Clique aqui para acessar as tabelas e gráficos da pesquisa.

Conforme o estudo, com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além do corte de vagas, a rotatividade seguiu elevada no período. Os bancos brasileiros contrataram 16.713 funcionários e desligaram 20.459.

No total, 20 estados apresentaram saldos negativos de emprego no primeiro semestre. As maiores reduções ocorreram em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 1.612, 608, 436 e 395 cortes, respectivamente. O estado com maior saldo positivo foi o Pará, com geração de 142 novas vagas.

“Apesar dos lucros fabulosos, os bancos brasileiros, principalmente os privados, continuam fechando postos de trabalho em 2014, a exemplo dos últimos meses de 2013, o que é injustificável. Somente no ano passado os seis maiores bancos (BB, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) lucraram R$ 56,7 bilhões”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

Para ele, “os bancos que estão cortando postos de trabalho prejudicam os bancários, pioram o atendimento dos clientes e da população e não contribuem para o crescimento econômico e social do país com emprego e distribuição de renda”.

Confira algumas notícias publicadas:

UOL
Bancos fecharam 3.746 empregos no primeiro semestre, diz pesquisa

DCI
Caixa contrata mais funcionários enquanto os privados demitem

BOL
Bancos fecharam 3.746 empregos no primeiro semestre, diz pesquisa

Rede Brasil Atual
Setor bancário fecha primeiro semestre com 3.700 vagas a menos

TVT
Setor bancário fecha primeiro semestre com 3.700 vagas a menos

Diario do Nordeste
Instituições financeiras cortaram 114 vagas

Só em Ilheus
Bancos fecharam 3.746 empregos no primeiro semestre, diz pesquisa


Fonte: Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster