A pesquisa nacional da Contraf-CUT e CNTV, com apoio do Dieese, sobre mortes envolvendo bancos em 2011 repercutiu em todo país. Os números viraram notícias em jornais, rádios, TVs, sites e blogs, bem como foram destaques em sites de sindicatos, federações de bancários, centrais sindicais e associações em todo país.

O levantamento revelou que 49 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos em 2011, uma média de 4 vítimas fatais por mês, o que representa um aumento de 113,04% em relação a 2010, quando foram registradas 23 mortes.

São Paulo (16), Rio de Janeiro (9), Goiás (4), Paraná (4) e Rio Grande do Sul (4) foram os estados com o maior número de casos. A principal ocorrência foi o crime de "saidinha de banco", que provocou 32 mortes. Já a maioria das vítimas foram clientes (30), seguido de vigilantes (8) e policiais (6). Um bancário também foi assassinado.

Para a Contraf-CUT e a CNTV, essas mortes refletem, sobretudo, a carência de investimentos dos bancos para prevenir assaltos e sequestros. Segundo dados do Dieese, os cinco maiores bancos que operam no país apresentaram lucros de R$ 37,9 bilhões de janeiro a setembro de 2011. Já as despesas com segurança e vigilância somaram R$ 1,9 bilhão, o que significa 5,2%, em média, na comparação com os lucros.

"Está na hora de os bancos tratarem as despesas de segurança e vigilância como investimentos, colocando a vida das pessoas em primeiro lugar, a fim de acabar com essas mortes em assaltos, que também deixam inúmeros feridos e traumatizados", afirma José Boaventura Santos, presidente da CNTV.

"Os estabelecimentos não podem continuar vulneráveis, expondo ao risco a vida das pessoas, especialmente clientes e trabalhadores, que acabam sendo vítimas de assaltantes cada vez mais atrevidos, aparelhados e explosivos", ressalta Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.

Veja algumas notícias publicadas em todo país:

Agência Brasil

Band

UOL

Portal Terra

Rede TV

Estado de Minas

Jornal do Brasil

ABCD Maior

Rede Brasil Atual

CUT Nacional

O Hoje – Goiás

Pernambuco.com

Bem Paraná

O Documento – Cuiabá

BOL Notícias

Maceio Agora

Jornal do Povo – MS

Rádio Educadora – Maranhão

Meio Norte – Piauí

CNTV

Minuto MS

Gente de Opinião – Rondônia

CMN – Cidade Morena Notícias

Pernambuco.com

O Dia Online

Diário de Pernambuco

Correio Braziliense

News Rondônia

Clica Brasília

A Tribuna News – MS

Tribuna do Norte

Gazeta do Povo – Curitiba

Verdes Mares – Ceará

Diário do Amazonas

Paraíba Online

Clic RN

Jornal Brasil

Jornal de Londrina

180graus

Bahia Notícias

Grupo Notícia

Camaçari Notícias

Correio do Estado

Itapoan Online

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *