Crédito: Alan Marques/Folhapress
Após a exibição do vídeo, alguns sindicalistas que fizeram parte do comando da greve foram homenageados, como o ex-coordenador da FUP, em 95, Antonio Carlos Spis, o atual diretor da secretaria de formação da Federação que também participou ativamente do movimento, Daniel Samarate, e a única mulher que na época fez parte da direção da Federação, Luiza Botelho.
Dilma presente
A pré-candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) prestigiou nesta sexta-feira, dia 4, o encontro dos petroleiros. Em seu discurso, ela ressaltou a enorme luta dos trabalhadores em defesa da Petrobras e da soberania nacional.
Dilma relembrou que a greve de 95 foi um desses momentos de resistência. "Aqueles que resistiram em vários momentos, hoje acreditam que esse país pode superar desafios ao construir a maior empresa de petróleo do mundo. Benditos aqueles que resistiram, lutaram e hoje descobriram o pré-sal. Vão proporcionar um futuro muito mais feliz para todos nós", disse.
Ela aproveitou para atacar os tucanos, recordando as privatizações. Também acusou o governo Fernando Henrique Cardoso de tentar sucatear e privatizar a Petrobras, por "subserviência" aos grandes investidores estrangeiros.
"Não temos que ter vergonha de ser nacionalista", disse ela, citando episódio em que o governo anterior tentou mudar o nome da estatal petrolífera para Petrobrax. "Trocar o ‘s’ pelo ‘x’ era transformar o ‘s’ de Brasil em ‘z’", afirmou a ex-ministra.
Vestida com colete da FUP, Dilma disse que era com subserviência que o governo anterior tratava o patrimônio do país. "E o Brasil foi mais respeitado por isso? Não. Foi respeitado quando pagou a dívida externa e dispensou o Fundo Monetário Internacional", discursou ela.
Dilma pegou o gancho de discurso feito pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, que afirmou que o governo do PSDB e do ex-PFL(agora DEM) tentou privatizar a estatal petrolífera. "Essa era a estratégia ‘comer pelas beiradinhas, que nem mingau’", afirmou ele.
"Comer pelas beiras era desvalorizar os trabalhadores", disse Dilma. "Eles pararam de investir em refinarias, em petroquímica" e em recursos humanos, continuou ela, voltando a qualificar o óleo da camada do pré-sal como "riqueza mineral que será transformada em riqueza social e humana".
Usando algumas citações feitas pelo presidente Lula, Dilma fez até uma tentativa de usar o futebol como tema, afirmando que "os petroleiros são a pátria de capacete e macacão". Ela explicou que parodiava o escritor Nelson Rodrigues, que teria dito que "a seleção era o Brasil de calção e chuteira", sobre a seleção de futebol.
Dilma ouviu vários refrões dos petroleiros, como "Tu és a mãe do Brasil."
Fonte: FUP e Valor Econômico