Os prejuízos são referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 1991, quando o governo alterou o índice utilizado para atualizar a poupança, o Bônus do Tesouro Nacional Fiscal (BTN-F) para a Taxa Referencial Diária (TRD). A correção do saldo é calculada em 21%.
Assim como no Plano Collor1, poupadores tentam no Judiciário reaver perdas de outras tentativas do governo de controlar a inflação. Ano passado, no entanto, todos os recursos movidos por poupadores atingidos pelos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 1 (1990) foram suspensos por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli. Para prosseguirem, os processos aguardam um posicionamento do STF, sem previsão de data.
Segundo o Idec, outra alternativa para o poupador é tentar se beneficiar de ações civis públicas. Nesse caso, é preciso verificar se há processo contra o banco em que o poupador tinha caderneta na época e se a decisão pode ser utilizada, já que algumas ações beneficiam apenas residentes no Estado de São Paulo ou foram ajuizadas em um prazo maior do que cinco anos a partir da data do plano, limite de prescrição para ações coletivas definido pelo STF.
O que é preciso saber
1. Quem pode buscar a correção?
Poupadores com aplicação entre os meses de janeiro e fevereiro de 1991.
2. O que o poupador precisa ter para ajuizar ação?
RG, CPF e extratos da caderneta de janeiro e fevereiro de 1991.
3. Onde obter os extratos?
Nos bancos onde a pessoa tinha poupança na época.
4. Onde ingressar com a ação?
Se a perda calculada for inferior a 40 salários mínimos, é possível ingressar em um Juizado Especial Cível. Não é necessário contratar advogado caso a diferença for de até 20 salários mínimos.
Se o banco for a Caixa Econômica Federal, no Juizado Especial Federal. Não é preciso constituir advogado se a perda for inferior a 60 salários mínimos.
OBTENÇÃO DOS EXTRATOS
– O poupador que não guardou os extratos pode solicitar as cópias aos bancos. O pedido deve ser feito por escrito, e o Idec aconselha que o pedido seja protocolado.
– O protocolo serve para entrar com ação caso o banco não forneça o extrato em tempo hábil.
– O banco deve oferecer a cópia mesmo que a conta já tenha sido encerrada.
– As microfilmagens dos extratos devem ser emitidas em papel timbrado do banco, carimbado e assinado pelo gerente. Caso o titular da conta tenha falecido, a solicitação poderá ser feita pelos herdeiros ou inventariante.
– Caso o banco tenha sido adquirido por outra instituição financeira, a responsabilidade é do banco sucessor.
– O serviço pode ser cobrado, mas com aviso prévio.
Fonte: Zero Hora