O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu nesta terça-feira, dia 2, a regulamentação de salário de executivos do sistema financeiro. A medida foi anunciada ontem pelo BC.

"A ideia é muito simples. É meramente evitar que, para aumentar o ganho de curto prazo e inflacionar sua própria remuneração, os executivos do sistema financeiro assumam riscos que depois sejam negativos para a economia, para o país, para o setor público e para o próprio sistema financeiro", afirmou.

O Banco Central colocou em audiência pública proposta de resolução para regulamentar a remuneração de administradores e empregados de instituições financeiras.

A norma prevê uma política de remuneração variável que deve levar em conta os riscos, o resultado geral da instituição e a capacidade de fluxo de caixa.

Para Meirelles, a medida deve "fazer com que os executivos estejam com seus ganhos relacionados aos resultados de longo prazo das suas ações".

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também defendeu a medida. "Sou favorável à regulamentação que foi feita porque não tira o ganho, não diminui o ganho, apenas difere no tempo, de modo que eles não se apropriem do ganho, independente da consequência das ações que tiveram", afirmou.

O ministro afirmou ainda que esse assunto foi "longamente" debatido no G20 (grupo dos principais países ricos e emergentes), durante o encontro em Davos, na Suíça. Meirelles afirmou ainda que o Brasil tem sido um dos primeiros países a implementar mudanças discutidas no G20.

Fonte: Folha Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *