Crédito: Seeb Piracicaba
Seeb Piracicaba
Paiva comemora vitória nas eleições municipais de 2012

O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, foi reeleito no pleito municipal. A partir de 1º de janeiro de 2013, ele assume seu segundo mandato como vereador em Piracicaba. Com 2.267 votos, ele foi o candidato mais votado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Durante seu primeiro mandato, Paiva, que sempre esteve à frente da luta pela classe trabalhadora, se tornou o vereador que mais projetos apresentou na história da Câmara de Vereadores. Até setembro deste ano foram mais de 2.000 iniciativas na Casa de Leis, entre projetos, indicações e moções, entre outros.

Para o Sindicato, os votos que Paiva recebeu é o credito de um trabalho sério que ele tem construído ao longo de sua vida, seja como sindicalista, seja como parlamentar. Ele é o parlamentar mais que preparado para fiscalizar o orçamento de R$ 1,12 bilhão, que Piracicaba terá em 2013, pois conhece como poucos como funciona a máquina pública: entende sobre LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual), LOM (Lei Orgânica do Município), e outras centenas de leis e regras para, de verdade, saber como fiscalizar o patrimônio público.

Em sua linha de frente, Paiva luta pelos direitos de todos os trabalhadores, mas principalmente pela população carente e que precisa dos serviços públicos.

Sua trajetória

José Antonio Fernandes Paiva é piracicabano, casado e morador da Vila Rezende. Começou a trabalhar desde cedo, quando ingressou na Guarda Mirim, entidade que anos mais tarde viria a presidir.

Sua militância política se iniciou no movimento estudantil. Foi dirigente do Diretório Acadêmico de Economia, Contábeis e Administração, e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba, onde cursou Direito e Economia.

Em 1980, iniciou sua militância sindical e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores em Piracicaba, pelo qual se lançou vereador quatro anos mais tarde.

Em 86, Paiva assumiu, pela primeira vez, a presidência do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, com um trabalho pioneiro de unidade sindical que resultou em várias conquistas e na garantia de diretos para a categoria. Sua gestão séria e transparente se tornou referência nacional no movimento sindical, razão pela qual tem sido aclamado presidente do Sindicato desde então.

Em 2002 assumiu uma das vagas na Câmara Municipal e, durante os 72 dias de mandato, Paiva propôs e presidiu a Comissão de Estudos dos Contratos sem Licitação, defendeu o aumento do número de vagas nas creches, propôs a criação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, o tempo máximo para atendimento nas agências bancárias, a construção da Sede da Guarda Mirim, a abertura da Rua Luis Razera ligando Nova América ao Jardim Caxambu, o aumento de policiamento nos bairros e nos terminais de integração, o atendimento do CEDIC HIV/AIDS também nos finais de semana apresentou 13 indicações, 15 requerimentos e 16 projetos, entre eles, o que virou lei e isenta os trabalhadores desempregados do pagamento de inscrição em concursos públicos da Câmara Municipal.

Em 2008 foi eleito vereador pelo PT, com 2.661 votos e vem fazendo a diferença como parlamentar sempre defendendo os direitos do trabalhador e legislando a favor da sociedade piracicabana.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *