A Previdência Social injetará, a partir desta terça-feira, dia 24, R$ 8,234 bilhões na economia, ao pagar a folha de novembro e a segunda parcela do 13º salário. O valor é superior aos R$ 8 bilhões liberados pelo INSS em agosto, quando o INSS pagou 50% do 13º que incide sobre os benefícios de 23,34 milhões de aposentados.

O ministério informa que o pagamento será feito de acordo o calendário específico do INSS, com a incidência de Imposto de Renda. Os primeiros a receber são beneficiários que ganham até um salário mínimo, terminando em 30 de novembro.

De 1º a 7 de dezembro poderão sacar os segurados que ganham acima do mínimo, e o restante dos que recebem o piso previdenciário. É a quarta vez que a Previdência Social paga a gratificação natalina em duas parcelas, por acordo com as centrais sindicais fechado em 2006, mas que termina no ano que vem.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Fonte: Azelma Rodrigues | Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *