Os recursos são usados para melhoria da estrutura dos órgãos de defesa do consumidor. Na semana passada, três fiscais foram incumbidos de visitar as agências, acompanhar consumidores e verificar o tempo de espera e o cumprimento de outras exigências.
Silva reconhece que o valor da multa é baixo e estuda modificar a lei, para ampliar o valor ou diminuir a tolerância.
No Brasil, há diversas leis municipais e estaduais que regulam o atendimento bancário. Em Salvador, o próprio prefeito João Henrique Carneiro fechou na terça-feira uma agência bancária do Banco do Brasil por desrespeitar, pela quinta vez, o tempo limite de espera de 15 minutos, segundo a lei local.
Em Santa Catarina, há 64 Procons, mas nem todos os municípios têm legislação específica para os bancos. Nesses casos, a lei estadual prevalece, como explica o gerente do Procon estadual, Sidinei Parisotto.
Uma pesquisa feita pelo órgão indicou que o maior problema são os dias de pagamento de salário e vencimentos do comércio – entre os dias 5 e 10 – e o vencimento dos servidores públicos – de 25 a 28. Nos dias normais, o prazo é geralmente cumprido, segundo Parisotto.
Maria Inês ressalta que cabe aos bancos investir em automação e no atendimento.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não se manifestou. O Santander, campeão de reclamações em Florianópolis, afirmou em nota que está "empenhado em fortalecer a comunicação de todos os seus canais de relacionamento" e que as "manifestações dos clientes são importantes para revisão e adequação de procedimentos".
O Banco do Brasil, em terceiro no ranking, respondeu em nota que está implantando um "sistema gerenciador de atendimento para controlar o fluxo de clientes e filas nas agências". A Caixa, segundo lugar, não atendeu a reportagem.
O que diz a Lei Municipal de Florianópolis
– Prazo máximo de atendimento é de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dias antes ou depois de feriados prolongados
– As agências tem de informar em cartaz visível nas agências a escala de trabalho do setor de caixas
– Senha numérica com registro do horário de entrada e do atendimento
– Cópia da lei em cartaz visível
– Não pode haver discriminação entre clientes e não-clientes
– Em caso de descumprimento, o banco recebe advertência por escrito. Se não resolver, multa de R$ 1 mil por infração cometida
– Se houver cinco multas no mesmo dia ou 30 multas no mês, será suspenso o alvará de funcionamento da agência bancária
O que diz a Lei Estadual de Santa Catarina
– Prazo máximo de atendimento é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias antes ou depois de feriado, data de vencimento de impostos e data de pagamento do salário dos servidores públicos
– Se não for cumprida a lei, a agência recebe advertência por escrito. Se não resolver, multa de cinco salários mínimos por usuário prejudicado. O valor é dobrado a cada ocorrência até a quarta vez
– Se não resolver, suspensão da atividade até que comprove o aumento do número de funcionários nos caixas para atender a demanda
– Agências tem de ter um aparelho telefônico em local visível para reclamações
Ranking das multas em Florianópolis |
|
Banco |
Número de multas |
1º Santander |
16 |
2 º Caixa |
4 |
3º Banco do Brasil |
3 |
4º Bradesco |
2 |
5º HSBC |
1 |
6º Itaú / Unibanco |
1 |
Fonte: Procon |