Professor da UFPB lança livro sobre os efeitos da reforma trabalhista na economia brasileira

O livro “Reforma trabalhista no Brasil: promessas e realidades”, que detalha os efeitos da Lei 13.467 tem como um dos organizadores o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roberto Véras de Oliveira. O livro foi escrito coletivamente, com a organização dos professores José Dari Krein, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Vítor Araújo Filgueiras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a publicação é resultado do seminário realizado em novembro do ano passado, em Brasília.
O livro argumenta que a reforma não cumpriu as promessas que embasaram sua implementação, “especificamente a redução do desemprego e o aumento da formalização. No caso da formalização, pelo contrário, há fortes indícios de que a reforma tem incitado sua redução. Além disso a dinâmica da economia não apresenta sinais de melhora após a reforma, mantendo-se em marcha lenta e com baixos níveis de investimento. Se há qualquer expectativa ou pretensão de avanço civilizatório na sociedade em que vivemos, é necessária alguma espécie de compromisso crítico de ideias entre os diferentes segmentos sociais, que permita um diálogo contraditório, mas construtivo”, argumentam os autores.
A obra que tem o apoio do Ministério Público do Trabalho contém o mapeamento dos impactos gerados pela Reforma Trabalhista pode ser lida gratuitamente. O livro pode ser baixado gratuitamente no site do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit).
Trocando em Miúdos
Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios