Projeto que amplia horário de atendimento bancário tramita em assembleia

relgio.jpg
Getting your Trinity Audio player ready...

relgio.jpg Está em tramitação na Assembléia Legislativa de São Paulo projeto de lei que prevê a abertura das agências bancárias para atendimento ao público das 9h às 17h. A proposta é de autoria do deputado Vanderlei Siraque (PT).

A criação de dois turnos de atendimento é uma reivindicação antiga do movimeto sindical bancário. A medida teria impacto positivo na geração de empregos, pois forçaria a criação de mais um turno de trabalho nos bancos. Além disso, melhoraria o atendimento à população.

O deputado defendeu a aprovação do projeto na tribuna da Assembléia na sessão desta terça-feira, dia 10. Em sua fala, Siraque também criticou a decisão do Banco Santander de demitir 400 funcionários, número que ainda poderá ser maior. Ele segurou uma cruz de cor negra, usada para simbolizar o impacto dos cortes promovidos pelo banco. A cruz foi uma das 400 utilizadas pelos bancários durante protesto realizado na segunda-feira na Avenida Paulista.

Siraque lamentou o fato de empresas estarem usando a crise econômica mundial, para promover demissões no Brasil. "O Santander, um dos maiores bancos do mundo e que no Brasil comprou o Banespa e mais recentemente o ABN-Real, está demitindo alegando a crise. O que é muito estranho é que na Espanha, onde a crise é maior do que aqui, não estão mandando ninguém embora", criticou Siraque.

Para o deputado, "muita gente está se aproveitando da crise, inclusive quem tem recebido ajuda financeira do governo". "Os empresários não podem esquecer que a demissão às vezes é como uma morte para a família, principalmente quando o demitido é o único sustento da casa. Estamos solidários com os bancários, categoria da qual sou originário, mas também com todos aqueles que estão perdendo ou perderam o emprego."

Fonte: Contraf/CUT, com Jornal ABC Repórter

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios