O Sindicato dos Bancários da Paraíba, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Serest) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa promovem a mesa temática “Saúde Mental e Trabalho: Promoção da Saúde e Prevenção dos Transtornos Mentais no Ambiente de Trabalho”, nesta quarta-feira (25), a partir das 18h30, no auditório do sindicato, na Av. Ministro José Américo de Almeida, 3.100, Tambauzinho, João Pessoa-PB.

A mesa temática, que faz parte da campanha Setembro Amarelo, terá a participação do Psicólogo e Mestrando do PPGPS/UFPB, Lucas Eurikes, e do coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV), Evandro Almeida.

Faça sua inscrição Aqui!

Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada no Brasil em 2015. Desde o ano de 2003 o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O suicídio é um problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano; ou seja, a cada dia uma média de 38 pessoas tira a própria vida.

O objetivo da campanha é chamar a atenção para a importância de discutir, combater o estigma e promover ações a respeito do suicídio para assim buscar evitar seu acontecimento. Este ano de 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Diversas ações estão sendo desenvolvidas mundo afora e o Sindicato dos Bancários da Paraíba não poderia ficar de fora.

O secretário de saúde do Sindicato, Washington Luiz, ressaltou o registro de 400 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho na Paraíba, entre 2019 e 2023, que merecem a atenção da sociedade. “Entre esses casos, estão o estresse, as relações interpessoais, os transtornos de adaptação e o esgotamento do trabalho (Síndrome de Burnout), que evidenciam a importância de discutirmos a saúde mental e o trabalho, dentro da perspectiva do Setembro Amarelo, e desenvolvermos ações de prevenção aos transtornos mentais no ambiente de trabalho e ao suicídio. Dada a importância do evento, chamamos bancárias e bancários para participarem desse debate”, conclamou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *