Crédito: Seeb Jundiaí
Goleiro era o banqueiro, quem fizesse gol ganhava brindes.
Os bancários de Jundiaí, interior de São Paulo, realizaram na manhã desta terça-feira, dia 10, atividade lúdica na rua Barão de Jundiaí, em frente às agências do Itaú, Bradesco e Santander para chamar a atenção do abuso cometido por esses três bancos privados.
Juntos, eles eliminaram mais de 10 mil postos de trabalho em 2013, seguindo na contramão da economia brasileira, que no mesmo período gerou 344.984 novos empregos com carteira assinada, conforme pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
No clima de Copa, o Sindicato organizou brincadeiras de futebol com a população. Foi colocado uma trave móvel no calçadão e oferecido uma bola grande para ser chutada em direção ao gol. Para chamar a atenção, o goleiro foi representado pela figura de um banqueiro, com cartola, terno e charuto. Quem conseguisse fazer gol no banqueiro ganhava brindes.
A população entrou no clima da brincadeira e muitos pararam para tentar fazer o gol no goleiro banqueiro. O Sindicato também distribuiu pipoca e informativos sobre os abusos dos bancos aos usuários dos bancos e pedestres.
A diretora Letícia Mariano, funcionária do Itaú, explica que o ato fez parte do Dia Nacional de Luta Contra os Abusos do Banco Itaú, previsto na resolução nacional do COE (Comissão de Organização dos Empregados). “Com os problemas enfrentados pelos bancários do Bradesco e Santander, resolvemos estender as denúncias para estes bancos”, explica.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí, Douglas Yamagata, que é funcionário do Bradesco, salienta que todos os bancos receberam um título para chamar a atenção dos abusos cometidos. “O Santander é o campeão da Copa dos Exploradores por ter eliminado 4.833 empregos nos últimos 12 meses, o Itaú é o campeão da insegurança, e o Bradesco campeão regional de demissões”, informa.
Fonte: Seeb Jundiaí