Mais uma vez, caixas eletrônicos de agências bancárias instaladas em municípios do interior do estado potiguar foram alvos da ação de criminosos. Em uma ação simultânea, cinco dias após cerca de vinte homens armados invadirem a delegacia, agredirem PM’s e roubarem armas em Serra do Mel e o Governo divulgar balanço sobre a redução da criminalidade no estado, bandidos arrombaram com dinamites caixas eletrônicos do Banco do Brasil (BB) nas cidades de Umarizal e Martins, na região do Médio Oeste.

As ações simultâneas, que duraram cerca de 30 minutos, foram praticadas na madrugada de segunda-feira (19) quando homens fortemente armados com espingardas calibre 12, fuzis e pistolas dividiram-se em dois grupos e usaram explosivos para violar equipamentos das agências das duas cidades. A quantia roubada não foi revelada e nem o número total de integrantes do bando que contaria com a participação de uma mulher. Nos últimos dias, ação similar também foi registrada no município de Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu.

As ousadas e paralelas ações criminosas contra caixas eletrônicos das agências do BB de Umarizal e Martins aconteceram na madrugada desta segunda-feira, por volta das 02h, quando homens fortemente armados dividiram-se em dois grupos e se dirigiram aos municípios. Dessa vez, os bandidos, que teriam chegado às cidades em ‘carros de passeio’ tipo Pajero e Ecosport, ao invés de maçaricos, utilizaram dinamites para arrombar os caixas eletrônicos das agências do BB e levar todo o dinheiro que não teve seu valor divulgado.

Segundo a polícia, cinco bandidos invadiram a agência de Umarizal e, com explosivos, detonaram três caixas de autoatendimento, levando todo o dinheiro, cujo o valor ainda não foi calculado. Com o impacto da explosão, o teto da agência, que ficou totalmente destruída, chegou, inclusive, a cair.

Câmeras de vigilância filmaram o início da ação e, segundo a polícia, foi possível visualizar três homens encapuzados. Apesar disso, a suspeita é de que a quadrilha seja formada por dez pessoas, já que os outros estariam, provavelmente, dando apoio dentro dos carros. Populares que residem nas proximidades do banco ouviram o estrondo causado pela explosão.

Ainda de acordo com a polícia, na cidade serrana de Martins, a ação foi praticamente simultânea, só não se sabe quantos eram os suspeitos, que, cerca de 40 minutos depois, usaram da mesma estratégia para violar três caixas eletrônicos e conseguiram fugir sem serem identificados. Agência e equipamentos também ficaram totalmente destruídos. Não se tem informação sobre possíveis reféns ou vítimas da ação.

Os municípios, considerados sedes e pólos de comarcas, não contam com Delegacias de Polícia Civil. Quem reside nessas cidades e precisa de serviços da Policia Civil é necessário se deslocar para Pau dos Ferros, Alexandria, Patu ou Caraúbas, onde já existe as Delegacias de Policia Civil em funcionamento.

Diligências

A polícia, integrada por equipes do Grupo Tático Operacional (GTO) foi avisada e começou imediatamente as diligências, alertando as delegacias da região. A polícia, que acredita que o bando que seria composto por membros suspeitos de vários assaltos e arrombamentos em outras cidades da região, continua em rondas pela área.

Um grande aparato policial foi montado para cercar e prender a quadrilha. Policiais da região estão mobilizados para tentar localizar e prender a quadrilha. Policiais de Natal já se dirigiram às duas cidades para auxiliar na investigação e na busca aos bandidos.

A polícia montou uma operação com objetivo de localizar e capturar esta quadrilha. Várias guarnições da Polícia Militar de unidades da região, como GTO de Patu, de Pau dos Ferros, de Caraúbas, Apodi e outros grupos operacionais estão na região tentando localizar esse grupo armado e ousado. Uma equipe de peritos do Itep/Mossoró foi acionada para proceder com a perícia das agências e dos caixas eletrônicos que foram arrombados.

Devido a semelhança no ‘modus operandi’ (modo de operação) no ataque aos quatro municípios, a polícia acredita se tratar da mesma quadrilha. Informações extra-oficiais dão conta de que dados que estão sendo apurados pela Secretaria de Segurança Pública do estado constatariam um suposto aumento da criminalidade na região Oeste.

Virou rotina

Casos de grupos fortemente armados que invadem cidades do interior do estado potiguar com o fim de atacar agências bancárias têm se tornado corriqueiros no noticiário policial. Na madrugada do último dia 14, pelo menos uns vinte homens fortemente armados de pistolas invadiram a delegacia de polícia civil de Serra do Mel, a 37 Km de Mossoró, antes de destruir equipamentos do local, passaram a render e agredir três policias militares. Os bandidos roubaram armas, fizeram populares de reféns e arrombaram caixa eletrônico da agência bancária do Bradesco.

Dando continuidade a sequencia de crimes, também na madrugada do último dia 05, cerca de 15 homens armados de pistolas e fuzis invadiram o prédio da Prefeitura de Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu, e usaram um maçarico para arrombar o equipamento e retirar quantia em dinheiro não revelada.

A quadrilha rendeu vigias e populares e impôs medo nos cerca de 10 mil habitantes do município, a cerca de 110 Km de Mossoró. Os criminosos também roubaram pertences das vítimas, incluindo as alianças das pessoas feitas de reféns.

Fonte: Correio da Tarde – Natal/RN