Às 8h30 da manhã desta quinta-feira, dia 21, dois assaltantes renderam três funcionários do Banco Santander em Capão da Canoa, no litoral gaúcho. Os bancários chegavam para abrir a agência juntamente com um vigilante e a auxiliar de serviços gerais quando foram abordados pelos ladrões. O alarme disparou durante a entrada do grupo, mas sob a ameaça de uma arma os funcionários não puderam relatar o assalto à Central de Segurança do banco.

Surgiram ainda outros três assaltantes que aguardaram a abertura do cofre e levaram todo o dinheiro da agência. Os valores disponíveis nos caixas de autoatendimento também foram roubados.

Antes de sair do banco, os bandidos trancaram os funcionários no cofre. Em seguida, os bancários conseguiram fazer contato com outros colegas e acionaram a Brigada Militar. A polícia chegou à agência às 9h.

O diretor do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, Jose Clovis Silveira dos Santos, esteve na agência assaltada e solicitou que a unidade permanecesse fechada durante todo o dia. O pedido do sindicalista foi atendido pelo Banco.

"Pedimos ainda que o banco emitisse comunicação de acidente do trabalho para todos os funcionários que presenciaram o roubo. Estavam muito abalados pois um assalto é sempre uma experiência traumatizante. A ação dos bandidos é imprevisível", observou o Jose Clovis.

Estatística do medo – Maio de 2009

1. Dia 4: Banrisul – Amaral Ferrador: assalto
2. Dia 5: Banrisul – Porto Alegre: Agência Alto Petrópolis: assalto
3. Dia 6: Banrisul – Sapucaia do Sul: arrombamento
4. Dia 9: Itaú – Canoas (agência Niterói): arrombamento
5. Dia 12: Sicredi – Gravataí: assalto
6. Dia 15: Itaú – Porto Alegre (agência Barão do Amazonas): tentativa de assalto
7. Dia 14: Banrisul – Garruchos: arrombamento
8. Dia 19: Itaú – Porto Alegre (agência Teresópolis): assalto
9. Dia 21: Santander – Capão da Canoa: Assalto

Fonte: Feeb/RS e Sindicato dos Bancários do Litoral Norte