Crédito: Cristiano Lopes – Correio do Povo
Quatro homens arrombaram o Posto de Atendimento Bancário (PAB) do Banrisul (foto) do município de Independência, no noroeste do Rio Grande do Sul, na base do Sindicato dos Bancários de Horizontina, por volta das 2h da madrugada desta terça-feira, dia 28. O alarme do banco disparou e uma guarnição da Brigada Militar foi ao local. Os policiais chegaram no momento em que os bandidos estavam deixando o banco, em uma caminhonete.
Houve intensa troca de tiros e um soldado foi baleado nas costas. O policial está internado em estado regular no hospital da cidade de Três de Maio. Um cofre foi levado pelo grupo. A polícia faz barreiras na região, mas até o momento nenhum suspeito foi detido.
Na última sexta-feira, dia 24, por volta das 2h, outra quadrilha arrombou a agência do Banrisul de Pontão, no norte do RS, e também entrou em confronto com um PM que fazia patrulhamento de rotina na região. O munícipio integra a base territorial do Sindicato dos Bancários de Carazinho e Região.
Conforme a Brigada Militar de Passo Fundo, que foi acionada para reforçar o efetivo de Pontão, pelo menos 20 tiros foram disparados pelos criminosos. O grupo acabou desistindo da ação, deixando um cofre na porta do banco.
O bando, formado entre três e quatro homens, fugiu em uma caminhonete S-10. Barreiras foram feitas na região durante a madrugada, mas nenhum suspeito foi detido. O policial militar não sofreu ferimentos.
Com essas ocorrências, o levantamento mensal do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) já registra 12 ataques a bancos no RS. Enquanto isso, a Secretaria da Segurança Pública cancelou a reunião do Grupo Interinstitucional de Trabalho de Segurança Bancária, que estava marcado para o último dia 20, mostrando descaso com a violência que mata, fere e traumatiza.
Estatística do medo – julho de 2009
1. Dia 2: Banco do Brasil – Tramandaí (agência Emancipação): assalto com tiroteio
2. Dia 6: Unibanco – Santa Maria (agência Centro): arrombamento
3. Dia 6: Banco do Brasil – Paraíso do Sul: roubo
4. Dia 6: Banrisul – Três Cachoeiras: assalto
5. Dia 6: Banco do Brasil – Passo Fundo (agência São Cristovão): assalto
6. Dia 7: Bradesco – Porto Alegre (agência Benjamin Constant: tentativa de assalto com roubo de arma do vigilante
7. Dia 13: Bradesco – São Leopoldo (agência Scharlau): arrombamento
8. Dia15: Banco do Brasil – Ibiraiaras: assalto com refém
9. Dia15: Banrisul – Ibiraiaras: assalto com refém
10. Dia 22: Bradesco – Porto Alegre(agência Partenon): arrombamento
11. Dia 24: Banrisul – Pontão: arrombamento
12. Dia 28: Banrisul – Independência: arrombamento
Fonte: SindBancários, Feeb/RS e Zero Hora