Com o forte crescimento do mercado de cartões, as áreas internas dos bancos que cuidam desse nicho vêm ganhando cada vez mais importância, com reforço de equipes e mudanças de estratégia. O Bradesco comprou o ibi, uma das líderes no mercado popular e aposta na bancarização. O Citibank resolveu centralizar este ano na Credicard as operações de sua financeira e a área de cartões. O HSBC fez movimento semelhante, ao ligar a atuação da Losango com a área de crédito às empresas.
"O Bradesco tem feito investimentos importantes na área para atuar em todos os segmentos. Da alta renda, com a Amex, até os cartões mais populares, com ibi e Casas Bahia", afirma Marcelo Noronha, diretor da Bradesco Cartões. O banco, depois de comprar a American Express em 2006, fechou a compra em junho do Banco ibi, da C&A. Só a parceria com a Casas Bahia rendeu a emissão de mais de 5 milhões de plásticos. No ibi, são mais de 30 milhões, entre cartões com bandeira e próprios da loja C&A.
Já o HSBC, estreitou o trabalho da financeira Losango, forte no crédito ao consumo, com a área de atendimento às empresas. Com a atuação conjunta, o banco consegue oferecer produtos casados tanto para os clientes dos lojistas, como os cartões private label, e como para o próprio estabelecimento, seja antecipação de recebível, seja a administração do fluxo de caixa. "Isso fortaleceu nosso posicionamento, pois unimos a força do varejo com a técnica do HSBC", disse Henrique Frayha, diretor do banco.
Hoje o banco é representante da Redecard e da VisaNet para credenciar estabelecimento para o uso de cartões, mas ele é também uma das quatro instituições brasileiras que possuem licença para credenciar diretamente para a MasterCard – ao lado ibi, Tribanco e Santander. Isso traria uma grande vantagem financeira, já que não teria de dividir as tarifas cobradas dos estabelecimentos com as empresas de credenciamento.
Fonte: Valor Econômico