Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone no número 146. O site é www.receita.fazenda.gov.br
Se o depósito da restituição não for feito, o contribuinte poderá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento BB -4004-0001 (capitais – clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0001 (demais localidades – clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0722 (capitais e demais localidades – clientes e não clientes do Banco do Brasil) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos)- para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco. A ligação é grátis.
O dinheiro ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não resgatá-lo nesse prazo, deverá requerê-lo mediante Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.
Para o pagamento da restituição, a Receita dá prioridade aos idosos e à ordem de entrega da declaração. Quem fez a declaração pela internet recebe primeiro do que os que fizeram por outros meios.
Esses critérios valem para as declarações entregues dentro do prazo, ou seja, até 30 de abril. Quem atrasou está fora dos critérios de prioridade, o que pode atrasar muito a devolução do dinheiro.
As restituições estão sendo feitas em sete lotes, entre junho e dezembro.
Confira o calendário de pagamento:
1º lote – 15/06/2010
2º lote – 15/07/2010
3º lote – 16/08/2010
4º lote – 15/09/2010
5º lote – 15/10/2010
6º lote – 16/11/2010
7º lote – 15/12/2010
Fonte: Infomoney