A Rede Record exibiu uma reportagem com 10 minutos de duração trazendo imagens sobre mortes em crimes de "saidinha de banco". O vídeo foi mostrado no programa Domingo Espetacular, no domingo (9), e no Balanço Geral desta segunda-feira (10).

Clique aqui para ver a reportagem.

Conforme o vídeo, um jovem morreu em São Paulo. Thiago Bezerra da Silva, de 20 anos, havia sacado R$ 2 mil, dinheiro que usaria para financiar um carro, quando foi abordado e morto por dois assaltantes na saída do banco. Outro caso ocorreu no bairro do Pacaembu, na capital paulista.

O secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr, é entrevistado. Ele afirma que proibir o uso do celular nos bancos não resolve e, por isso, defende a instalação de tapumes ou biombos em frente à bateria de caixas e divisórias individualizadas entre os caixas, inclusive os eletrônicos, para garantir a privacidade dos clientes na hora de sacar dinheiro e prevenir esse crime.

O vídeo mostra que a instalação de biombos traz resultados positivos. Em Belo Horizonte, onde foi aprovada lei municipal obrigando a colocação desse equipamento, o número de ocorrências caiu 23% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da Polícia Militar.

Benê Barbosa, outro especialista em segurança, aponta que o cliente jamais pode ser responsabilizado.

Fonte: Contraf-CUT com Rede Record

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster