De acordo com Rose, o banco tem obrigação de garantir um ambiente adequado para trabalhadores e clientes. "O Ministério do Trabalho possui normas que regulamentam as condições ambientais de trabalho, determinando temperatura, umidade relativa do ar e níveis de ruído. O que observamos presencialmente na agência é que as normas estão sendo claramente desrespeitadas", enfatiza.
O Itaú Unibanco informou ao Sindicato que o prazo para instalação do ar condicionado é de 45 dias. O Sintraf JF já denunciou a situação ao Ministério Público do Trabalho, e contratou uma empresa para realizar medições na agência, a fim de verificar quais são as reais condições de trabalho atualmente no local.
Um bilhão para reformas
O Itaú gastou aproximadamente R$ 1 bilhão para realizar o processo de integração das agências do Unibanco de todo o país em sua rede. Durante as reformas, agências de várias cidade do país, inclusive em Juiz de Fora, funcionaram em condições precárias, sem a mínima segurança para os clientes e funcionários.
Em Juiz de Fora, os dirigentes do Sintraf JF acompanharam as reformas nas três agências do Unibanco na cidade, sendo que todas apresentaram condições insalubres. A situação chegou a tal ponto que o Sindicato se viu na obrigação de paralisar as atividades das agências Halfeld e Rio Branco, sendo que esta última chegou a ser interditada pelo Ministério do Trabalho e permaneceu fechada até que oferecesse condições ideais de funcionamento.
Fonte: Sintraf JF