Representantes de diversas categorias profissionais e de órgãos de defesa dos direitos, segurança, qualidade de vida e saúde da classe trabalhadora, a exemplo dos sindicatos, centrais sindicais, Cerest e universidades participaram da 2ª Reunião de Articulação do Fórum de Saúde do Trabalhador da Paraíba, no auditório do TRT da 13ª Região, no dia 18 de janeiro.
O evento deu continuidade às discussões e deliberações do primeiro encontro de articulação para a revitalização das atividades do Fórum que estiveram meio que paralisadas por diversos fatores, como: precarização, falta de recursos, ausência de políticas públicas e a pandemia da Covid-19.
A diretora do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Magali Pontes, ressaltou a importância do Fórum, seus objetivos e a retomada de suas atividades.
“O objetivo é retomar o Fórum, que traz a temática da saúde do trabalhador, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS) conforme prevê a Constituição de 1988. Se trata de um importante espaço de socialização, de saberes e de debates sobre as políticas públicas de intervenção cuja pauta é a saúde dos trabalhadores, principalmente nesse período pós-pandemia com o surgimento de muitos fenômenos novos, como o impacto na saúde mental da classe trabalhadora. E outros temas transversais, como a falta de fiscalização em um momento que ocorreram muitos acidentes de trabalho, decorrentes da falta de políticas de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores. Além dos debates de todas essas questões, o Fórum também deve ser propositivo: em ações e políticas públicas que visem a promoção, manutenção e cuidados com a saúde da classe trabalhadora”, ressaltou Magali.
Próxima Reunião
A terceira reunião do Fórum ficou agendada para o dia 28 de fevereiro, às 14h, na Universidade Federal da Paraíba.
Encaminhamentos:
- Ampliação do número de participantes;
- Estender o raio de atuação do Fórum para Campina Grande;
- Cada Sindicato/Central Sindical deverá levar as principais demandas relacionadas à saúde dos trabalhadores nas respectivas jurisdições;
- Definir a organicidade do Fórum.