Na manhã deste sábado (23), as homenagens ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba (Sintrafi – PB), pela passagem dos 80 anos de resistência, lutas e conquistas, começaram com um torneio de futebol soçaite masculino, na Arena 28 de Agosto, e um torneio de Voleibol feminino no ginásio de esportes.

Enquanto os/as atletas disputavam suas respectivas modalidades esportivas, familiares, amigos e convidados se acomodavam na área de lazer entre a Arena e o ginásio, ao som do nosso autêntico forró de raiz com o trio Forrófikado.

No intervalo das competições, para que os/as atletas recuperassem o fôlego para a disputa final, o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, chamou a atenção de todos e todas para a importância histórica desses primeiros eventos comemorativos dos 80 anos de resistência, lutas e conquistas da entidade sindical.

“Hoje, teríamos a nossa sede repleta de bancários, bancárias e familiares para celebrarmos com muito orgulho essas oito décadas de mobilização, lutas e resistência, caso tivéssemos um governo democrático e popular, comprometido com o país e o seu povo. Infelizmente, já contabilizamos mais de 600 mil mortes por Covid-19, que poderiam ter sido evitadas se a pandemia não tivesse sido tratada com descaso pelo governo fascista, genocida, antipatriótico e antidemocrático, que está fatiando o patrimônio público e entregando ao capital privado a preço de banana. Um governo que foi contra o distanciamento social, o uso de máscaras, as medidas sanitárias adotadas por governadores e prefeitos, que preferiu indicar o uso de medicação sem eficácia em vez de agilizar a compra de vacinas, que levou a economia ao caos e o povo a passar fome. Permita Deus que o legado dos que conduziram o sindicato nesses 80 anos nos iluminem os caminhos na luta por emprego, melhores condições de vida e de trabalho, respeito aos nossos direitos, à democracia, ao meio ambiente, ao patrimônio e à soberania nacional e ao estado democrático de direito, para que nossos filhos e netos tenham um futuro melhor”, enfatizou Lindonjhonson Almeida.

Membros da diretoria e o presidente da Apcef – João Pessoa, Carlos Espínola, também fizeram uso da palavra exaltando a longevidade e a atuação do Sindicato, a exemplo do diretor de patrimônio do Sintrafi-PB, Edson Borges, que ressaltou além da luta sindical e política, o desafio de manter preservado o patrimônio da categoria. “Eu endosso as palavras dos companheiros que me antecederam e acrescento o orgulho pela oportunidade de estar à frente de uma secretaria tão demandada e que cuida do patrimônio de bancárias e bancários. Aproveito o momento para chamar o presidente Lindonjhonson e os demais membros da diretoria para descerrarmos a placa alusiva à revitalização do nosso ginásio de esportes”, concluiu.

Cortada a fita simbólica e registrado o momento histórico, as equipes se dirigiram respectivamente para o ginásio e a Arena 28 de Agosto para a final das competições, enquanto o forró animava as torcidas.

Futebol Soçaite

O Torneio de Futebol Soçaite em homenagem aos 80 anos do Sindicato foi disputado por seis equipes: Bradesco Duque de Caxias, Bradesco Belém, Bradesco Guarabira, Bradesco Bancários, Apcef João Pessoa e Banco do Brasil Monteiro.

A partida final, entre as equipes da Apcef – João Pessoa e Bradesco Duque de Caxias, foi interrompida poucos minutos depois de iniciada, devido um atleta do Bradesco ter se machucado gravemente em uma disputa de bola, inclusive com suspeita de fratura. Por conta dessa ocorrência, os atletas e a organização do torneio decidiram que a partida seria adiada para uma data futura.

Voleibol

Quatro equipes femininas disputaram o Torneio de Voleibol na reinauguração do Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários: Strong Time, BB Voleibol, Juntas e Misturadas e Busca Vôlei.

Juntas e Misturadas e Busca Vôlei fizeram a final do torneio, conquistando os troféus de campeã e vice-campeã, respectivamente.