Debate sobre riscos ao Saúde Caixa e negociações para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho será realizado por meio da plataforma digital Zoom; o link será divulgado na segunda-feira
Na segunda-feira (16), às 18h, os sindicatos filiados à Federação dos Bancários de Sergipe (FEEB/BA-SE) realizarão uma plenária virtual com as empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal sobre as negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o plano de saúde.
A plenária será realizada por meio de uma plataforma digital de videoconferência (Zoom). O link será disponibilizado na segunda.
O debate contará com a participação da coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “A união de todas e todos nós é fundamental neste momento, para impedir o enfraquecimento do Saúde Caixa. As operadoras privadas de saúde estão de olho neste patrimônio dos trabalhadores da Caixa, porque sabem que se acabarem com o plano de saúde, mutualista e solidário, terão espaço para assumir o serviço cobrando preços absurdos”, explica Fabiana. “Por isso, estamos realizando uma série de encontros, com as empregadas e os empregados da Caixa, em todo o país”, completa.
“A participação dos empregados da Caixa da Bahia e Sergipe na plenária é de extrema importância. O Saúde Caixa é uma conquista importante dos bancários e sofreu uma série de ataques durante o governo Bolsonaro”, destaca a FEEB/BA-SE em nota de convite aos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa. “As negociações sobre a renovação do acordo, que tem validade até o final de 2023, começaram em junho, mas não avançaram em questões como custeio, manutenção dos princípios do plano: mutualismo, solidariedade e o pacto intergeracional, além da descentralização do atendimento aos usuários e credenciamento de profissionais”, completa a entidade.
Fonte: Contraf-CUT