Nos dias 2 e 3 de Março, a Secretária da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) realizará seminários e debates em Campina Grande e João Pessoa com o objetivo de mobilizar as mulheres em torno de pautas importantes como a Reforma da Previdência e a violência, bem como seus impactos na vida das trabalhadoras.

Segundo Luzenira Linhares, secretária da pasta, a CUT-PB segue uma linha histórica de resistência em defesa das mulheres. “Ambos os seminários, seguem uma pauta muito importante para as mulheres que cada vez mais estão sendo vítimas de violência, de machismo, feminicídio, misoginia, e terminam pagando com a vida, o preço da liberdade e igualdade, enfim o direito de ser feliz. As pautas dos debates seguem temáticas de total apelo social como a violência contra a mulher e a Reforma da Previdência, que retira direitos históricos das trabalhadoras”, destacou a sindicalista.

No próximo sábado (4), a partir das 10h, a secretária participa com exclusividade do programa da CUT-PB, na grade do Tribuna dos Municípios, da Rádio Sanhauá 1820 AM.

Com meses de antecedência, a secretária tem realizado reuniões e participado da construção coletiva do 8 de Março com diversas representações e entidades ligadas ao movimento feminista como: Fórum de Mulheres da UFPB, Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba, Fórum Estadual de Mulheres e Marcha Mundial das Mulheres.

Marcha das Mulheres

Já no dia 8 de Março acontecerá a grande Marcha das Trabalhadoras Rurais do Polo da Borborema – Marcha pela Vida das Mulheres e Pela Agroecologia. Para ela, “embora seja uma organização das mulheres Trabalhadoras Rurais do Polo da Borborema que é formado por 14 cidades, a marcha que já está na sua VII edição tem o apoio da CUT e das demais organizações (movimentos de mulheres e sociais) e integrará a programação da jornada de luta das mulheres no 8 de março”, acrescentou.

OFICINA

Em parceria com a secretária de Comunicação da CUT-PB e dentro da programação do Seminário que será realizado em João Pessoa haverá uma oficina de mobilização intitulada “Das ruas às redes: mobilização na era digital”. O conteúdo da oficina está dividido na parte teórica e prática e constará das principais funcionalidades de aplicativos com potencialidade de mobilização em redes sociais, as táticas de mobilização em rede e as estratégias com o uso das ferramentas de interação no espaço de canais de conteúdo serão os principais temas abordados nesta oficina. Durante a oficina serão realizadas simulações de cobertura para o treinamento direcionado a edição de imagens e mobilização em tempo real. Por isso será necessário o uso de celular smartphone ou tablet com internet 4G ou 3G, que auxiliará as mulheres no treinamento.

PROGRAMAÇÃO

02 de Março – Campina Grande

08:00h  – Acolhimento com café da manhã

09:00h – Dinâmica de Integração

09:30h – Mesa de Saudações

10:00h – Apresentação Nota Técnica DIEESE sobre a PEC 287 – Expositora Socorro Ramalho

10:20h – A proposta de Reforma da Previdência e os impactos na vida das mulheres

Palestrante: Luiza Pombo – Dirigente do SindsprevPB e da CNTSS

10:40h – Debate

11:30h – Encerramento

03 de Março – João Pessoa

08:00 h – Acolhimento às mulheres com um Café da manhã

08:40h –  Mística para descontração

09:00h – Solenidade de abertura pela secretária das Mulheres da CUT-PB, Luzenira Linhares e formação da mesa

09:20h – Palestra sobre Violência contra as Mulheres na Paraíba e as Políticas de Enfrentamento – Ministrante: Maísa Felix, coord. Geral das Delegacias da Mulher na PB

09:50h – 10:20h – Relações Desiguais de Trabalho: desafios para as Mulheres frente às Perdas de direitos – Palestrante: Socorro Borges, feminista e educadora popular.

10:20h – 12:00h Debate

12:00h – Almoço

14:00 – Oficina Mídias Digitais – “Das ruas às redes: mobilização na era digital” –Ministrante: Emmanuela Cristine Leite Nunes- jornalista da CUT-PB e formadora