A governadora Yeda Crusius confirmou na sexta-feira, dia 19, o secretário do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, como novo presidente do Banrisul. A indicação de Bandeira, bem como de três funcionários de carreira que assumirão postos na direção do banco (Bruno Fronza, Marinez Bilhar e Cezar Cechinatto), será enviada na segunda-feira à Assembleia Legislativa, que tem o poder de sabatiná-los na Comissão de Finanças e, mais tarde, aprová-los para a nova função.
O atual presidente da instituição, Fernando Lemos, concorre a cargo para o Tribunal de Justiça Militar, na cota dos advogados, recebendo aval e apoio da governadora.
Fernando Lemos contou que é o sonho de todo advogado ser indicado ao Tribunal, lembrando que à frente da direção do Banrisul, a instituição cresceu mais de seis vezes e conseguiu respeito nacional. Bandeira disse se sentir honrado com a confiança depositada pela governadora na sua indicação à presidência do banco.
– É um desafio que me entusiasma – afirmou.
Bandeira é formado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas, é pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão pela Universidade Federal do RS. Fez curso de formação para gestores públicos no Instituto para a Reconstrução Industrial, na Itália. Em 1993, ingressou na Secretaria da Fazenda, onde é Agente Fiscal do Tesouro do Estado.
Entre 2002 e 2004 fez MBA em Finanças Corporativas e Políticas Públicas na The Wharton School, escola de negócios da University of Pennsylvania. Ocupou cargos no governo estadual, no Ministério da Fazenda e no Senado Federal. Em 2007, assumiu a função de Diretor do Tesouro Estadual.
Fonte: Zero Hora