O Sindicato dos bancários de Porto Alegre e região (SindBancários) se reúne nesta segunda-feira, dia 9, às 17h, com o titular da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), Maurício Dziedricki, no gabinete do secretário, para pedir reforço no trabalho de fiscalização da Lei nº 10.397, de 2 de abril de 2008, que obriga a instalação de vidros blindados nas fachadas dos bancos. Além do presidente Juberlei Baes Bacelo, estarão presentes o secretário-geral, Fabio Soares Alves, e o diretor de Comunicação, Ademir Wiederkehr.

A audiência atende pedido feito por ofício pelo SindBancários, protocolado no último dia 27 de fevereiro. O tema já havia sido tratado com o prefeito em exercício José Fortunati, em 30 de janeiro. Na ocasião, o ex-presidente do SindBancários afirmou que os fiscais da SMOV voltariam a autuar os bancos infratores, assim que a Prefeitura fosse notificada da decisão, o que, segundo informações da Procuradoria-Geral do Município (PGM), ocorreu no início de fevereiro, mas a fiscalização somente foi retomada no dia 5 de março.

Na semana passada, agências do Bradesco e do Banco do Brasil, localizadas na avenida Otto Niemeyer, na zona sul da Capital, foram autuadas por não cumprirem a legislação. A ação dos fiscais ocorreu graças à suspensão pelo Tribunal de Justiça do Estado, no dia 28 de janeiro, da liminar obtida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

A lei obriga os bancos a instalarem nas fachadas externas no nível térreo e nas divisórias internas das agências e nos postos de serviço no mesmo piso, no Município de Porto Alegre, vidros laminados resistentes a impactos e a disparos de armas de fogo.

Fonte: Seeb Porto Alegre e região

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster