O Governo tem afirmado que o Banco do Estado de Sergipe (Banese) não está à venda. Até o próprio presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto, afirmou em entrevista ao Valor Econômico (19/02) que apenas duas instituições estão na mira do BB para futuras aquisições: o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e o Banco de Brasília (BRB). Apesar disso, parte da imprensa continua insistindo na venda do Banese.

Por conta disso, começam a surgir defensores do Banco do Estado de Sergipe. Entre eles, o deputado estadual Augusto Bezerra, que, no último dia 12, apresentou na Assembléia Legislativa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), com o objetivo de impedir a venda do banco. "Não adianta ficar só no discurso. Nossa Assessoria Jurídica está apresentando a proposta, e espero que ela seja aprovada pelos 24 deputados", disse Bezerra.

A proposta cria um instrumento para dificultar a venda do banco – caso essa fosse a intenção do governador Marcelo Déda. O deputado baseou-se no Estado do Rio Grande do Sul, onde há uma emenda à Constituição exigindo que qualquer decisão, em relação ao Banco do Estado – Banrisul -, deve, necessariamente, passar por uma consulta popular, sob forma de plebiscito.

Caso a PEC seja aprovada, o artigo 25 da Constituição Estadual passaria a conter o seguinte parágrafo: "Especialmente no caso da Sociedade de Economia Mista Banco do Estado de Sergipe S.A. a alienação ou transferência do seu controle acionário, bem como a sua extinção, fusão, incorporação ou cisão dependerá de consulta popular, sob a forma de plebiscito".

"Nós apoiamos a iniciativa do deputado, porque entendemos que é válida qualquer ação para defender que o Banco do Estado de Sergipe continue estatal. Não devemos ter preconceitos em apoiar uma proposta, quando ela é justa. É importante constar da Constituição Estadual o dispositivo, pois o Banese passa a ter de fato uma posição de Estado e não mais posição conjuntural de governo de plantão, seja ele de esquerda, de centro ou de direita", destaca José Souza, presidente do Sindicato dos bancários de Sergipe (Seeb/SE).

O Sindicato dos bancários de Sergipe mantém campanha de mídia, TV e rádio, em defesa do Banese. Neste momento ela está sendo veiculada na TV Cidade.

Fonte: Edivânia Freire – Seeb/SE

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster