Comando discutirá emprego, segurança bancária e igualdade com BNB

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, se reúne nesta sexta-feira (5) com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Maceió. Trata-se da segunda rodada de negociação específica da Campanha Nacional 2014 e irá discutir os temas emprego, segurança bancária e igualdade de oportunidades.

O secretário-geral da Contraf-CUT, Carlos de Souza, destaca que o Comando irá cobrar a contratação de mais trabalhadores para melhorar as condições de trabalho e o atendimento no BNB.

“Já reivindicamos que o banco chegue a 10 mil funcionários e com isso gere mais 3 mil postos de trabalho. A concentração de serviço nas mãos de poucos gera adoecimento, que tem sido uma das grandes reclamações do funcionalismo. Se o banco quer consolidar, de fato, o seu papel de fomento e desenvolvimento social, precisa começar pela valorização dos seus funcionários”, aponta o dirigente sindical.

Terceirização

Outro ponto importante que será tratado com o BNB é o aumento preocupante da terceirização. Atualmente a operacionalização do Credi e do Agro Amigo é feita por terceirizados e não por funcionários do banco. São mais de 6 mil trabalhadores nesta situação.

“Além de gerar novas vagas, o BNB precisa eliminar a terceirização. Os trabalhadores do Credi e do Agro Amigo recebem salários inferiores e não têm as mesmas garantias de direitos dos funcionários do banco”, explica o diretor da Contraf-CUT.

Carlos de Souza também ressalta que a luta dos trabalhadores contra os projetos de terceirização continua. “O combate precisa ser constante e intensificado, principalmente agora, neste período eleitoral, quando percebemos que alguns candidatos estão afinados com o capital, a precarização do trabalho e a terceirização”, finaliza.

Calendário das negociações específicas

5 – Emprego, segurança bancária e igualdade de oportunidades (Maceió)
12 – PLR e Piso Salarial (local a ser definido)
15 – Plano de Funções, PCR e demais cláusulas econômicas (Fortaleza)

Fonte: Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster