As Secretarias de Saúde do Sindicato dos Bancários de Brasília e da CUT-DF promovem no próximo dia 2 de julho, às 14h, o seminário "Abordagem em ergonomia para a prática sindical". O encontro, dirigido aos dirigentes sindicais de todas as categorias, contará com exposição do professor Mário César Ferreira, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da UnB e pesquisador do Laboratório de Ergonomia da universidade.

O seminário pretende contribuir para a formação do dirigente sindical, possibilitando que se aproprie de informações para atuar, discutir e intervir em questões sobre ergonomia e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, explica Alexandre Severo, secretário de Saúde do Sindicato.

"A discussão da ergonomia não é só mobiliário. Ela tem relação com todo o ambiente de trabalho, o tipo de relacionamento com superiores e colegas de trabalho, com a pressão para cumprimento de metas, com a competitividade instituída nos locais de trabalho. Se não houver um conjunto de mudanças, mesmo com mobiliário mais adequado, o trabalhador continuará doente", completa Conceição Costa, diretora da Fetec CN e secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-DF.

O professor Mário César Ferreira tem se destacado na pesquisa sobre as implicações do uso de novas tecnologias, equipamentos, instrumentos e novos modelos gerenciais nos contextos do trabalho. Ao analisar o impacto da nova tecnologia no processo produtivo, preferencialmente no setor terciário, que inclui os bancos, ele procura contribuir, "sob a ótica da ergonomia, para a compatibilização entre necessidades, características e expectativas dos trabalhadores/usuários e os objetivos institucionais e organizacionais", visando à melhoria das condições de trabalho e da saúde dos empregados.

Os dirigentes sindicais interessados em participar do Seminário devem se inscrever pelos fones 3251-9371(CUT-DF) ou 3262-9002 (Janaína, Sindicato).

Fonte: Seeb Brasília

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster