Seec AL

Seec AL

“Nada de proposta rebaixada” e “Merecemos respeito”, essas foram algumas palavras de ordem citadas pela categoria durante a assembleia realizada na noite desta quinta-feira (01), na sede do Sindicato.

Bancários de Alagoas de bancos públicos e privados rejeitaram a proposta da Fenaban e decidiram deflagrar greve a partir do dia 06 setembro por tempo indeterminado.

Com o auditório da casa lotado a categoria decidiu por unanimidade paralisar as atividades e unificar forças para que os banqueiros entendam o recado, mostrando que o tema da Campanha Nacional deste ano não foi escolhido por acaso “Só a Luta te Garante”.

“Os banqueiros não entendem outra linguagem a não ser a greve. A atitude dos bancos é desrespeitosa e oportunista. Somete nos primeiros seis meses deste ano os bancos lucraram R$29,7 bilhões e ainda tem a petulância de oferecer uma proposta da qual a categoria tenha uma perda real de 2,8%%. Nossa expectativa é que a greve comece forte e se mantenha intensa até recebermos uma proposta digna de ser apreciada. Na assembleia de hoje, senti o engajamento da categoria e podemos afirmar que a hora de lutar e mostrar o nosso valor chegou”, declarou o presidente Jairo França.

Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial de 14,78%, que corresponde à correção da inflação (projetada em 9,31% para setembro) mais aumento real de 5%, porém a Fenaban ofereceu apenas 6,5%, cujo representa perda real de 2,8% (de acordo com a inflação de 9,57%). Os bancários também cobram o combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhores condições de trabalho, fim da terceirização, proteção ao emprego, vales-alimentação e refeição. Além de 14ª salário, auxílio educação, segurança com prevenção contra assaltos e sequestros e aumento de vigilantes nas agências e ampliação dos dispositivos de segurança.

A partir do dia 06, somente os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de telefones de bancos estarão disponíveis. 

Fonte: Seec AL

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster