Crédito: Seeb Curitiba
O debate parece antigo, porém, a experiência de acadêmicos, dirigentes sindicais e trabalhadores demonstra que apenas diante de muita discussão, reflexão e pressão é possível mudar algumas situações adversas.
"Este evento é uma excelente oportunidade para discutir coletivamente e de forma consistente questões essenciais relacionada ao dia-a-dia dos trabalhadores nas organizações", destaca um dos palestrantes, o professor da Unicamp Roberto Heloani.
Ele lembra, por exemplo, os avanços da luta da categoria bancária em relação a prevenção da LER/Dort. "Anos atrás, não havia qualquer política de prevenção e os bancos eram campeões incontestes no quesito adoecimentos devido a atividade profissional com esforços repetitivos", diz Heloani.
"Hoje, não extinguimos este problema, mas houve avanços consideráveis. Ao colocar o tema em pauta, envolver-se com pesquisadores e estudiosos e debater o assunto, o movimento sindical bancário conseguiu uma revisão na postura dos bancos. Isto demonstra que sem pressão, as mudanças não acontecem ou ocorrem muito tardiamente, quando não há como reverter um quadro de adoecimento de uma categoria profissional, por exemplo", completa.
A discriminação contra a mulher no mercado de trabalho e alternativas para combater este problema também serão alvo de discussão. Para o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região a criação de ambientes humanizados e de inclusão profissional faz-se cada vez mais necessária. O trabalho deve ser uma forma de brindar a vida e não de atrair sofrimento.
Evento – O I° Ciclo de Debates, intitulado "Organização do Trabalho: inclusão ou reclusão?", será realizado no auditório do Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários nos dias 03 e 04 de março (programação abaixo). Para bancários sindicalizados a participação é gratuita. Para mais informações e inscrições, ligue para (41) 3015-0523.
Programação
I° Ciclo de Debates, intitulado "Organização do Trabalho: inclusão ou reclusão?"
03.03.2010 | Quarta-feira
19h Mesa-redonda: Assédio moral, a violência invisível no trabalho
Debatedores: Roberto Heloani e Alceu Graczkowski;
21h Encerramento com coquetel.
04.03.2010 | Quinta-feira
19h Palestra: A inserção da mulher no mercado de trabalho
Palestrante: Ângela Araújo, doutora em Ciência Sociais e professora da Unicamp;
20h30 Mesa-redonda: Diversidade e gênero no mercado de trabalho
Debatedoras: Nanci Stancki, doutora em Política Científica e Tecnológica e professora da UTFPR, e Ângela Araújo;
22h30 Encerramento com coquetel.
Fonte: Patrícia Meyer – Seeb Curitiba