Piso salarial, assistência médica, aumento real de salário, ticket alimentação, liberação de um dirigente sindical para o SEEB, com ônus para o sistema Sicoob, e filiação sindical foram algumas das conquistas do Acordo Coletivo firmado após negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) e as Cooperativas de Crédito do sistema Sicoob filiadas à Central Norte.
O acordo histórico – que decreta o fim de sete longos anos de conflitos sindical e trabalhista – foi mediado durante a audiência realizada na sede do Tribunal de Trabalho (TRT), sob a presidência da desembargadora Maria Cesarineide, com a participação da procuradora do Ministério Público do Trabalho. Após quatro rodadas de negociações, com os presidentes, diretores e do diretor departamento jurídico das cooperativas e a diretoria do SEEB, com sua assessoria jurídica, sendo uma delas em Ji-Paraná, chegou-se a redação final do Acordo Coletivo de Trabalho 2009/2011.
Segundo os diretores do SEEB, o acordo merece ser destacado, pois apresenta pontos considerados essenciais para os dois lados, ao mesmo tempo em que se estabeleceu uma forma de diálogo entre o Sindicato e as Cooperativas de Crédito do Sistema Sicoob.
Com o acordo firmado, foram garantidos direitos importantes para os trabalhadores, podendo ser destacados pisos salariais, plano de saúde, tíquete alimentação, e outros benefícios, além de se assegurar a manutenção de todos os direitos atualmente praticados.
Os diretores foram unânimes em afirmar que o acordo garante com que o sindicato e as cooperativas possam atuar em parceria para garantir benefício dos funcionários, dos cooperados e da sociedade em geral.
Após a definição sobre todos os pontos divergentes, ocorrida durante a audiência, a redação final do acordo foi finalizada e assinada pelas partes no dia 22 de Outubro e, agora, aguarda a homologação pelo Pleno do Tribunal Regional do Trabalho, em sessão que deve acontecer nos próximos dias. Com o Acordo, a luta que vinha se arrastando ha sete anos, chegou ao final feliz e os empregados adquiriram liberdade de filiação junto ao Sindicato.
Fonte: Seeb RO