Nessa quarta-feira (20), o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou um seminário para avaliar a Campanha Nacional 2024, discutir e elaborar com os dirigentes sindicais um plano de ação que a entidade deve seguir no dia a dia da luta sindical e nas próximas campanhas.
A secretária de formação do Sintrafi-PB, Magali Pontes, fez a abertura do evento e formou a mesa com o presidente Lindonjhonson Almeida e o formador da Contraf-CUT e professor de História José Luís Vasquinho Paredes, convidado para mediar o evento.
Feitas as saudações de praxe, o mediador explicou que a dinâmica adotada tinha como objetivo estimular os debates em que seriam elencados os pontos fortes e fracos da Campanha Nacional 2024, em três grupos distintos, que voltariam à discussão na plenária ainda na parte da manhã.
À tarde, os grupos voltaram a debater sobre as possíveis soluções para corrigir os nós críticos identificados na atividade matinal e retornaram à plenária onde foram aprimoradas as soluções a serem aplicadas pelo próprio Sindicato, ou encaminhadas para a Fetrafi-NE, às Comissões de Empresas (CEBB, CEE/Caixa, CNFBNB, COEs), à Contraf-CUT ou ao Comando Nacional dos Bancários.
“O evento foi muito positivo por nos proporcionar uma avaliação coletiva da Campanha Nacional 2024 e fazermos um mini planejamento para otimizar a nossa atuação cotidiana e no encaminhamento das próximas campanhas. A campanha foi muito difícil e ainda não encerrou, pois continuamos negociando com os bancos públicos e privados sobre o que foi pactuado nos Acordos Coletivos de Trabalho e não foi clausulado na CCT”, enfatizou Lindonjhonson Almeida.
“Foram bastante produtivos os debates sobre a avaliação da Campanha Nacional dos Bancários 2024, onde tivemos a oportunidade de construir propostas e planejar ações de melhoria para os encaminhamentos das nossas ações sindicais locais, regionais e nacionais, na perspectiva das próximas campanhas e do nosso fazer sindical cotidiano para avançarmos nas pautas que contemplem os anseios da categoria”, ponderou Magali Pontes.
“Está de parabéns a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba em promover um evento para debater o processo da campanha nacional, fazer uma avaliação sobre quais foram os avanços e quais foram os problemas da campanha, o que foi feito certo e o que foi feito errado para corrigir os passos a seguir nas próximas campanhas”, avaliou José Luiz.