O atendimento presencial acontece na sede da entidade, às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h
A partir desta terça-feira (23), bancárias e bancários que necessitem de apoio psicológico podem dispor de atendimento na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba, através da psicóloga Miha Maia, às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. É necessário o agendamento prévio com o secretário de saúde da entidade, Washington Luiz, através do telefone 83 98738-6472.
Tristeza, apatia, desesperança, perda de interesse, cansaço, mudanças bruscas de humor, falta de concentração, taquicardia, medo infundado, culpa e choro sucessivo. “Se você sente esses sintomas, de forma associada e com frequência, tenha certeza de que não está sozinho e pode contar o seu sindicato. Aqui, o atendimento psicológico será para direcionamento e acompanhamento, principalmente nos casos de emergência”, ressalta Washington Luiz.
A categoria bancária é uma das que mais sofre com transtornos mentais gerados pelo trabalho. No Brasil, o adoecimento psicológico é a terceira causa de longos afastamentos da atividade laboral por doença. Só em 2020, foram registrados 576,6 mil desligamentos —uma alta de 26% na concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez em relação ao ano anterior, conforme levantamento da Secretaria da Previdência/Ministério da Economia.