Ato exige melhorias no plano de saúde e alerta sobre crise enfrentada por empregados e aposentados do banco
Na manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro, o Sindicato dos Bancários da Paraíba, em parceria com a AEA/PB, a APCEF/PB e a AGECEF/PB, promoveu um ato em defesa ao Saúde Caixa em frente à agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa.
O objetivo da mobilização foi chamar a atenção para a grave situação enfrentada pelos trabalhadores e aposentados da Caixa em relação ao plano de saúde da entidade, que atravessa uma crise significativa no estado.
Durante a ação, foi entregue um ofício ao Superintendente Regional de Governo, Flávio Marinho, que foi direcionado ao presidente da Caixa, Carlos Vieira, exigindo melhorias urgentes no plano, que tem deixado muitos funcionários e aposentados sem acesso adequado ao atendimento médico e com custos cada vez mais elevados.
Dentre as principais reclamações dos beneficiários, estão a falta de transparência e empatia no atendimento, burocracia excessiva com os credenciados, ausência de um protocolo padronizado, problemas com o aplicativo, aumento da coparticipação, atendimento ineficiente e dificuldades para aposentados no uso digital.
Outro ponto a destacar é a crise de saúde mental entre os empregados do banco, com altos índices de depressão, ansiedade e burnout, o que é uma consequência da gestão de pessoas da empresa. É urgente adotar medidas preventivas de forma a melhorar o clima organizacional e implementar programas, incluindo exames médicos eficazes no PCMSO.
“Apresentamos, por exemplo, sugestões acerca de um investimento na prevenção de doenças e para que a Caixa cumpra o que foi comprometido em mesa de negociação, que foi a representação local dentro de cada REPES para tratar de Saúde Caixa, tanto de credenciamentos, quanto de descredenciamentos, bem como do atendimento dos usuários”, explicou a diretora do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Danielle de Freitas.
Danielle também ressaltou a relevância do plano, que é fruto da luta dos trabalhadores. “O Saúde Caixa é uma conquista da luta dos trabalhadores e este é um pedido legítimo de respeito e dignidade para todos os empregados da Caixa, tanto os da ativa quanto os aposentados. É fundamental que as entidades representem todos nós, unidos, para garantir a sustentabilidade do plano e atender às necessidades dos empregados”, enfatizou.
Após a atividade, os participantes se reuniram no estacionamento da agência para um momento de confraternização, com um lanche oferecido a todos. A ação também marcou a celebração do Dia do Aposentado, data que relembra a importância da luta por dignidade e respeito aos profissionais que contribuíram para a construção da história da Caixa Econômica Federal.
“Hoje é um dia de refletirmos sobre a importância dos nossos aposentados, que fizeram a Caixa ser o que é hoje. Precisamos garantir que aqueles que ajudaram a construir a nossa história sejam tratados com respeito e tenham acesso a um plano de saúde digno. Esta luta é de todos nós”, destacou o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida.
rg