Evento contou com café da manhã, análise de conjuntura, atividades em grupos, mesa de debates e almoço

Nesta sexta-feira (8), o Sindicato dos Bancários da Paraíba sediou o Encontro de Formação de Delegados Sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

A iniciativa busca fortalecer o vínculo entre os delegados que foram eleitos em agosto deste ano e a entidade sindical, além do compromisso da base com a pauta dos trabalhadores nos bancos públicos.

Os eventos de formação com os delegados sindicais são realizados no auditório do Seeb-PB, mediante liberação desses trabalhadores junto aos bancos, um direito garantido pelos Acordos Coletivos de Trabalho.

Na mesa de abertura, estiveram presentes o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, a secretária-geral, Silvana Ramalho, a secretária de formação sindical, Magali Pontes, o secretário de assuntos jurídicos, Robson Araújo, a representante do Nordeste na CEE da Caixa Econômica Federal, Chay Cândida e a representante da Fetrafi/NE na CEE do Banco do Brasil, Sandra Trajano.

A programação teve início às 8h30, com um café da manhã e, logo depois, deram as boas-vindas aos delegados da base, Lindonjhonson Almeida e Silvana Ramalho.

“O delegado sindical é um elo do sindicato com a base, fortalecendo a voz dos trabalhadores e lutando por mais condições de trabalho. É importante acolhê-los e criar vínculos com os representantes de agência”, afirma o presidente do Seeb-PB.

Para Magali, esta é uma oportunidade de construção e organização do movimento sindical de base. “É um momento importante para a gente debater, cuidar da nossa organização de base, que é um espaço importante de atuação, os delegados se municiarem de informações, trazerem propostas, suas dificuldades, as demandas das agências”, explicou a secretária de formação sindical.

Ainda durante a manhã, Sandra, Lindonjhonson e Magali fizeram uma análise de conjuntura seguida de debate e deram início ao trabalho em grupos.

Na dinâmica, foram abordados temas como o papel do Delegado Sindical, propostas e demandas, além do significado da representação de base, onde os diretores acompanharam de perto os grupos. Por fim, as equipes se apresentaram.

O evento contou com a presença, pela primeira vez, do dirigente sindical Honorato, da CEF, que enalteceu o encontro: “é um evento de suma importância, os colegas estão bastante engajados e estamos tentando fazer um bom debate em prol de melhorias para a nossa categoria. Sabemos que os ataques aos direitos trabalhistas são grandes e precisamos estar cada vez mais organizados, porque os desafios estão aumentando e temos a necessidade de buscar novos direitos”, relatou o novo dirigente sindical.

Por outro lado, Tatiana Andrade, também dirigente sindical da CEF, falou na importância da valorização da entidade.

“Estamos aqui reunidos para entender as demandas da categoria bancária e encontrar maneiras de nos aproximar dos colegas a fim de que eles valorizem o sindicato.”

Já ao final da manhã e início da tarde, Sandra e Chay discutiram a Mesa: Organização estrutural do Movimento Sindical, sob coordenação de Magali e Silvana.

De acordo com a representante da Fetrafi/NE na CEE da CEF, Chay Cândida, a conversa com os delegados sindicais foi no intuito de entender as suas reivindicações e encaminhá-las.

“Estamos aqui para ter essa troca de conhecimento, ouvir o que eles trazem pra gente, para levar essa demanda à Comissão inteira e também para a direção da Caixa. Nós precisamos avançar no cuidado com os colegas, nas demandas que ainda restam com a negociação e assim seguirmos fortificados e unidos para as próximas batalhas”

Após as atividades, o Encontro de Formação de Delegados Sindicais foi encerrado com um almoço na sede da entidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *