banner_-_foto_1_iii_encdelsind_-_r.jpg
banner_-_foto_1_iii_encdelsind_-_r.jpg
Nesta sexta-feira, 26 de março, aconteceu o III Encontro de Delegados Sindicais da Paraíba , que congregou os representantes de base do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba. O evento contou com a presença de Wagner Nascimento, secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte (SEEB-BH) e diretor da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetraf-MG), que fez uma análise de conjuntura  econômica e política, seguida de um debate com os presentes.

Os trabalhos de abertura foram coordenados pelo presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba (SEEB-PB), Marcos Henriques, que complementou a mesa com Marcelo Alves (secretário-geral do SEEB-PB), Wagner Nascimento (SEEB-MG e Fetraf-MG), Susana Alves (delegada sindical do BB) e Dario Cavalcanrti (delegado sindical da Caixa), que falaram sobre suas expectativas sobre as atividades do evento. Além dos delegados sindicais das agências de bancos públicos na capital do Estado, também comparecerem ao evento  representantes dos bancários nas microrregiões do Brejo, Cariri e Sertão.

A primeira atividade foi a análise de conjuntura econômica e politica, feita por Wagner Nascimento, que trouxe à tona a discussão sobre a crise financeira internacional e o posicionamento do Brasil antes as dificuldades geradas por ela, com  destaque para a atuação dos bancos públicos. Na sequência, analisou as questões políticas inerentes ao momento, com foco na eleição para a presidência da república, seguida de um debate com a participação ativa da plenária.

A segunda atividade do encontro foi um painel sobre as atividades do Delegado Sindical e sua importância para o movimento reivindicatório da categoria, apresentado por Marcos Henriques e aberto à participação dos  representantes de base, que falaram sobre as experiências vividas nos respectivos locais de trabalho. "Há muito que não reuníamos tantos delegados sindicais em um evento que é muito importante para o formação dos nossos representantes de base e o fortalecimento da unidade da categoria para enfrentamento dos desafios na busca pela superação dos obstáculos, manutenção dos direitos históricos e obtenção de novas conquistas", enfatizou. 

No debate, os representantes dos bancários soltaram a voz: Danilo Chacon,  delegado sindical  do BB no Gerat, disse de sua satisfação em participar de um evento dessa envergadura, pois "o delegado sindical deve estar sempre bem preparado, pois é um multiplicador na sua base"; Heloisa, delegada sindical do BB na Ag. Torre, enfatizou que, independentemente de representar o funcionalismo, sempre teve a coragem de dizer o que pensava sobre as condições de trabalho, inclusive aos gestores de sua unidade. Wagner Nascimento falou também de sua experiência como delegado sindical, no início de sua militância e valorizou a responsabilidade do trabalho de base.

Na parte da tarde, os delegados sindicais do BB, Caixa e BNB se reuniram em painés distintos para discutir as questões específicas de cada banco público e apresentarem sugestões para discussão posterior, nos fóruns ampliados de cada segmento.

Marcelo Alves, secretário-geral do SEEB – PB, avaliou a realização do evento como muito positiva. "É necessário estarmos sempre em contato com a nossa representação de base, contribuindo com a sua formação e lhes dando condições de desepenhar o melhor possível essa condição de elo entre o Sindicato e a categoria profissional", concluiu.

Fonte: SEEB – PB / Otávio Ivson 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *