Nesta sexta-feira, 26 de março, aconteceu o III Encontro de Delegados Sindicais da Paraíba , que congregou os representantes de base do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba. O evento contou com a presença de Wagner Nascimento, secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte (SEEB-BH) e diretor da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetraf-MG), que fez uma análise de conjuntura econômica e política, seguida de um debate com os presentes.
A primeira atividade foi a análise de conjuntura econômica e politica, feita por Wagner Nascimento, que trouxe à tona a discussão sobre a crise financeira internacional e o posicionamento do Brasil antes as dificuldades geradas por ela, com destaque para a atuação dos bancos públicos. Na sequência, analisou as questões políticas inerentes ao momento, com foco na eleição para a presidência da república, seguida de um debate com a participação ativa da plenária.
A segunda atividade do encontro foi um painel sobre as atividades do Delegado Sindical e sua importância para o movimento reivindicatório da categoria, apresentado por Marcos Henriques e aberto à participação dos representantes de base, que falaram sobre as experiências vividas nos respectivos locais de trabalho. "Há muito que não reuníamos tantos delegados sindicais em um evento que é muito importante para o formação dos nossos representantes de base e o fortalecimento da unidade da categoria para enfrentamento dos desafios na busca pela superação dos obstáculos, manutenção dos direitos históricos e obtenção de novas conquistas", enfatizou.
No debate, os representantes dos bancários soltaram a voz: Danilo Chacon, delegado sindical do BB no Gerat, disse de sua satisfação em participar de um evento dessa envergadura, pois "o delegado sindical deve estar sempre bem preparado, pois é um multiplicador na sua base"; Heloisa, delegada sindical do BB na Ag. Torre, enfatizou que, independentemente de representar o funcionalismo, sempre teve a coragem de dizer o que pensava sobre as condições de trabalho, inclusive aos gestores de sua unidade. Wagner Nascimento falou também de sua experiência como delegado sindical, no início de sua militância e valorizou a responsabilidade do trabalho de base.
Na parte da tarde, os delegados sindicais do BB, Caixa e BNB se reuniram em painés distintos para discutir as questões específicas de cada banco público e apresentarem sugestões para discussão posterior, nos fóruns ampliados de cada segmento.
Marcelo Alves, secretário-geral do SEEB – PB, avaliou a realização do evento como muito positiva. "É necessário estarmos sempre em contato com a nossa representação de base, contribuindo com a sua formação e lhes dando condições de desepenhar o melhor possível essa condição de elo entre o Sindicato e a categoria profissional", concluiu.