Na terça-feira (23), os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba (Sintrafi-PB), Lindonjhonson Almeida (presidente), Lucius Fabiani, Silvana Ramalho e Paula Brito se reuniram com os representantes da Caixa Econômica Federal, Paulo Correa Nery (superintendente regional), Francisco Estrela e Daniela Guedes (superintendentes executivos de varejo) e Cristiane Brito (gerente de rede) para discutir a seguinte pauta: GDP, condições de trabalho, horário de atendimento, infraestrutura das agências e segurança bancária.

GDP

A representação dos bancários criticou a forma como a Caixa implantou a GDP, em plena pandemia, sem nenhuma discussão com o movimento sindical e sem prestar aos empregados os esclarecimentos sobre o modelo de avaliação, nem os detalhes de como deveriam agir avaliadores e avaliados, deixando confusos os funcionários e os gestores. A GDP pressupõe acordos de trabalho semelhantes aos que o Banco do Brasil já adotou, com regras bem definidas e negociação entre as partes envolvidas no processo. E, como a direção da instituição não tomou as medidas necessárias em tempo hábil, os gestores repassaram as metas definidas pela direção do banco para suas equipes, sem discussão prévia sobre o processo de avaliação, o que é um absurdo.

Além das metas do Programa Conquiste, que são acima de 100%, chegando até 120%, os empregados não sabem direito sobre as metas da GDP e podem ser penalizados nas promoções, além de terem esse registro negativo que poderá ser usado pela Caixa, inclusive para demissão, bastando apenas que se abra um processo administrativo e justifique a medida punitiva, o que é injusto.

Outro ponto questionado, foi a definição de metas de forma unilateral para avaliador de penhor, que também terá que vender produtos para quem recorre à Caixa para penhorar os bens quando está com dificuldades financeiras. A esse fato, que já é um absurdo, somem-se as dificuldades para o avaliador que não tem sistema de vendas para oferecer um seguro ou um título de capitalização e são poucos para atender uma demanda muito grande pelo penhor, uma vez que a Caixa é o único banco que oferece esse serviço. Situação semelhante também está sendo exigida dos que trabalham no atendimento expresso, que atendem as demandas do FGTS. Em ambos os casos, mesmo que esses profissionais encaminhem alguns interessados nos produtos da Caixa para o atendimento, as possíveis vendas serão registradas na matrícula de quem fez o atendimento.

Os representantes da Caixa disseram estranhar o posicionamento do Sindicato, alegando que a GDP foi amplamente divulgada na empresa. Os sindicalistas rebateram que não foi bem assim, pois em plena pandemia ninguém tinha condições de bater as metas do Conquiste e ainda absorver o programa do ciclo da GDP sem os esclarecimentos pertinentes. Representantes da Caixa se comprometeram a fazer reuniões com os gestores para que eles divulguem o programa com suas equipes. A diretoria do sindicato deixou claro que não vai aceitar a aplicação da GDP dessa forma e orienta que todos os empregados procurem se inteirar de suas metas e discutam os acordos de trabalho, que devem ser debatidos entre as partes envolvidas no processo de avaliação.

Condições de Trabalho

Dirigentes sindicais falaram sobre a falta de equipamentos e mobiliário adequados à execução dos serviços e sistemas que não atendem às expectativas na realização das tarefas cotidianas, agências sucateadas, com rachaduras nas paredes e desorganizadas. A superintendência reconhece que se trata de um problema estrutural da Caixa e os diretores do Sintrafi-PB solicitaram que o órgão faça gestões junto à área responsável para melhorar as condições de trabalho. A superintendência informou que criou um grupo de trabalho que já selecionou algumas agências e agora vai para segunda etapa com outras unidades para melhorar as condições gerais de infraestrutura para melhor acolher clientes e usuários, bem como oferecer melhores condições de trabalho.

Ataques à Caixa

Lucius Fabiani chama a atenção para tudo isso que vem ocorrendo com a Caixa Econômica Federal, que não são fatos isolados e fazem parte de uma política de desgaste da imagem do banco público e de seu corpo funcional para atender aos interesses dos bancos privados, de olho nesse nicho de mercado.

“A concentração do pagamento do auxílio emergencial na Caixa, submeteu os empregados ao atendimento de risco, com grandes filas e aglomerações, uma vez que parte dos bancários estavam trabalhando em home office. Muitos adoeceram e outros infelizmente morreram vitimados pela Covid-19. Esses heróis, em vez de serem reconhecidos como tal, foram literalmente massacrados, inclusive submetidos ao cumprimento de metas absurdas, em péssimas condições de trabalho e, mesmo assim, se desdobraram para que a Caixa Econômica tivesse um grande lucro operacional, enquanto o governo fatiava e vendia seus ativos. Sabemos que o objetivo de Bolsonaro, sob a batuta de Paulo Guedes, é desmoralizar a empresa perante o público, porque a população quando entra numa agência da Caixa e compara com uma de um banco privado percebe que as condições são totalmente diferenciadas. Só que os bancos privados não prestam os serviços que a Caixa presta. Mas, fica a imagem negativa, pois a Caixa nunca esteve em uma situação tão degradante com o descaso do governo federal, que há três anos não investe na melhoria das agências, nem contrata os aprovados nos concursos para melhorar o atendimento”, desabafou Fabiani.

Avaliação

A secretária geral do sindicato e empregada da Caixa, Silvana Ramalho, avaliou a reunião de forma positiva. “Nós precisávamos falar dos problemas que afligem bancárias e bancários e deixar bem claro que estamos atuando em sintonia com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) em defesa dos nossos representados para que o processo avaliativo com base na GDP seja debatido com o funcionalismo, de forma que ninguém seja prejudicado por interpretações equivocadas e/ou injustas, para que os Excepcionais não fiquem de fora e outros não sejam considerados Insuficientes. Vamos acompanhar as medidas adotadas pela Superintendência Regional, pois defendemos uma GDP transparente e coerente com as condições de trabalho de cada empregado ou empregada da Caixa, que possam trabalhar com dignidade, segurança e em um ambiente satisfatório”, concluiu.