O Sindicato dos Bancários finalizou na última quinta-feira (22), em sua sede, a segunda turma do curso de Paternidade Responsável. Mais de 10 certificados foram entregues aos pais bancários sindicalizados que participaram da formação, que é necessária para que o bancário possa usufruir da licença-paternidade no período de 20 dias.
A capacitação orienta pais e futuros pais sobre como se envolver em uma paternidade mais ativa e consciente, aumentando o vínculo entre pai e filho e a esposa. O curso com durante de quatro horas de aula, foi ministrado pela professora, mestre em Enfermagem, Fabiana Ângelo Ferreira.
Os futuros papais bancários tiveram acesso a conteúdos importantes para a nova rotina familiar de atenção e cuidados com o bebê como: noções de relações e o redimensionamento do papel dos pais; reflexão cultural sobre a paternidade e a maternidade na atualidade e suas consequências; abordagem sobre o movimento na vida do pai; desafios para família com a chegada de um novo membro; depressão pós-parto e seus efeitos e respeito à condição biológica da mulher.
Para o secretário de Formação da entidade, Carlos Hugo, a capacitação é uma oportunidade para que os pais se envolvam mais no processo de cuidado que envolve a paternidade, como o pré-natal, parto e pós-parto de sua parceira.
Como usufruir da licença de 20 dias? – Para usufruir da licença-paternidade de 20 dias, o bancário deve fazer requisição por escrito ao banco, em até dois dias úteis após o parto, apresentando o certificado do curso. O direito também se aplica nos casos de adoção.